A Polônia reiniciará as buscas do "trem do ouro" na quinta-feira (27), quando especialistas começarão estudando o suposto lugar de "enterro" da composição utilizando equipamento especial, informa a emissora RMF.

O "trem do ouro" é o nome dado na Polônia ao trem blindado nazista, de quase 150 metros de comprimento, que estaria carregado com metais preciosos e, possivelmente, com ouro. No fim da Segunda Guerra Mundial, o trem saiu da fortaleza alemã de Breslau, hoje a cidade polonesa de Breslávia, rumo a Walbrzych e depois sumiu.

Cientistas e garimpeiros anunciaram repetidamente suas suposições que o trem teria sido escondido da aviação soviética em um dos túneis destruído em resultado dos bombardeamentos. De acordo com a versão da associação civil XYZ, que está efetuando buscas da composição, esta última se encontra perto do quilômetro 65 da ferrovia Breslávia-Walbrzych.

"Estamos buscando a infraestrutura ferroviária. Estamos buscando um trem que teria entrado aqui [no túnel]… esta composição não poderia ficar na ferrovia. Deveria haver um trecho curto de túnel que teria desempenhado papel de refúgio, ou então deveria existir um túnel em que o trem teria entrado", contou um dos buscadores.

No ano passado, os buscadores realizaram escavações no suposto lugar do trem desaparecido, mas não tiveram sucesso. Ao mesmo tempo, especialistas afirmam que, antes de se iniciarem as escavações, a área foi estudada por técnicos com radares de penetração no solo. Os resultados dos estudos indicam que debaixo do solo há "anomalias", que podem ser o sinal que nesta área existe um túnel subterrâneo.