Os EUA vão criar um novo ramo nas Forças Armadas, designado ‘Corpo do Espaço’, que vai estar encarregado de gerir as operações espaciais, depois da aprovação dada pela Câmara dos Representantes.
Esta medida encontrou vivas resistências no seio da Casa Branca, onde se considera que não é necessário aumentar a burocracia militar. As Forças Armadas dos EUA contam já com quatro ramos: Exército, Marinha, Força Aérea e ‘Marines’.
Mas os defensores do ‘Corpo do Espaço’ e os congressistas consideraram que, dados os efetivos militares no domínio espacial e a dependência importante dos satélites, é preciso criar um ramo para os proteger e controlar.
A imponente lei sobre a defesa nacional, aprovada nesta sexta-feira, 14 de Julho, pela Câmara dos Representantes, inclui uma emenda que prevê a criação do ‘Space Corps’ que vai herdar competências atualmente atribuídas à Força Aérea, para as colocar sob um comando distinto.
O exército dos EUA já tem militares de elite que têm como missão fazer de conta que são extraterrestres inimigos, durante cenas de batalha espaciais encenadas que visam ajudar a preparar o Exército dos EUA para um possível futuro conflito no espaço.
É, contudo, pouco provável que o ‘Corpo do Espaço’ agora aprovado seja criado imediatamente, uma vez que a versão da lei que está no Senado não contém esta medida. O chefe do Departamento da Defesa, James Mattis, já se exprimiu contra a proposta, tal como o seu congénere da Força Aérea.
A iniciativa de congressistas realça a grande dependência que os militares têm das tecnologias espaciais para sustentar cenários de guerra.

Do ZAP