Grã Bretanha quer modernizar ou substituir Shorts Tucano Novo programa de treinamento com subsídios da iniciativa privada deve ser aprovado com possível corte do programa Future Lynx

Hercules Araújo
Fonte: Airway

O Ministério da Defesa britânico está próximo de assinar um contrato para o seu projeto de tri-serviço Sistema de Treinamento de Vôo Militar, mas recusa-se a comentar sobre especulações que programa do helicóptero Future Lynx seria vítima de corte de orçamentos.
O projeto MFTS foi originalmente planejado para ser iniciado com serviços de treinamento em abril de 2007 com financiamento de 25 anos com apoio da iniciativa privada no valor de 12 bilhões de dólares, mas o lançamento foi atrasado repetidamente até recentemente, mas o MoD continua a negociar com a Lockheed Martin da Grã Bretanha que lidera o consórcio selecionada em dezembro de 2006.

A parceria irá gerenciar uma ampla gama de requerimentos, incluindo a substituição ou modernização dos turbo-hélices treinadores Shorts Tucano T1. “Este é um acordo complexo e nós focamos nos melhores resultados que nosso fornecedor pode nos oferecer em relação custo/benefício”, disse o Defence Equipment and Support do MoD. O MoD demorou quatro longos anos para um acordo similar com a EADS para comprar seu novo avião tanque da EADS UK liderado pela AirTanker num contrato de 13 bilhões de libras. Enquanto isso o Minsitério da Defesa continua silenciosa depois que a mídia nacional publicou que poderia cancelar o projeto de entrega de seus 70 helicópteros Future Lynx com a AgustaWestland. “Nós continuamos considerando um número de aeronaves no atual PR08”, disse a empresa britânica de helicópteros. Uma fonte da AgustaWestland disse: ”Nós não recebemos nenhuma indicação de que o Future Lynx esteja mais vulnerável do que qualquer programa.”

UK MoD considers Tucano upgrade proposal

Proposals to upgrade the UK Royal Air Force's (RAF's) Shorts Tucano T.1 aircraft are being considered by the UK Ministry of Defence (MoD) after budgetary shortfalls prompted a rethink of plans to overhaul the country's military flying training programme. Cambridge-based company Marshall Aerospace is proposing to install 'glass cockpit'-standard avionics and other enhancements in the RAF fleet of Tucanos as part of the rejuvenation of the service's flying training pipeline under the Military Flying Training System (MFTS) project.

Shorts Tucano (RAF) em video: