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Mirage 50 DV da Venezuela - Conforme especulei AQUI Chavez cedeu os caças ao Equador
A Venezuela adquiriu à França um total de 18 caça-bombardeiros deste tipo à França.
Tratou-se de aeronaves Mirage-5 que foram modernizadas para o padrão Mirge-50EV. Pelo menos três dessas aeronaves foram adquiridas em segunda mão e convertidas para o mesmo padrão antes da entrega. Especula-se que pelo menos 14 destas aeronaves poderão estar operacionais.

Venezuela doa caças para a força aérea do Equador

AE - Agencia Estado

O presidente Hugo Chávez, da Venezuela, doou seis supersônicos Mirage-50 à aviação militar do Equador. Os aviões, comprados da França há pouco mais de 30 anos na versão III, foram revitalizados, recebendo o motor e o radar do tipo 50. Toda a frota de 22 caças foi desativada em julho por determinação de Chávez. Os jatos entregues à força aérea equatoriana passaram por revisão.


Fabricado na África do Sul, pela empresa ATLAS, hoje Denel, o Chetaah é uma versão do Mirage-III construida sob licença na África do Sul. O desenvolvimento e entrada ao serviço do Chetaah, é resultado do isolamento internacional da África do Sul que se seguiu à saída dos portugueses de Angola e de Moçambique em 1975 e ao embargo internacional que se seguiu em 1977 em razão da política do Apartheid.
Chávez ofereceu ao governo de Rafael Correa linha de crédito para comprar 12 caças usados Atlas-Cheetah, uma configuração do Mirage III desenvolvido pela África do Sul. O lote completo - mais peças, documentação e componentes - é estimado em US$ 90 milhões. O ministro adjunto de Relações Exteriores de Quito, Lautaro Pozo, disse que há outras ofertas em avaliação, referência indireta a aeronaves desse tipo disponíveis em Israel e no Paquistão. (Nota: aeronaves deste tipo em Israel e Paquistão so os Kfir e Mirage III ex-libano)

O Equador já empregou esse modelo de caça. Atualmente, só duas unidades estão em condições de uso limitado: ambas estariam voando sem os radares.Os jatos Mirage-50 cedidos pela Venezuela tem cinco anos, no mínimo, de vida útil. Levam 4,4 toneladas de cargas de combate. Têm autonomia de 2,4 mil quilômetros e voam a 2.200 km/h. O processo de transferência será acompanhado por mecânicos e pilotos venezuelanos.