Sarkozy não consegue compromisso sobre compra
Agência Estado - Via Abril - Por Denise Chrispim Marin e Lisandra Paraguassú
O interesse da França na compra de 36 caças pela Força Aérea Brasileira (FAB) levou o presidente Nicolas Sarkozy a cruzar o Atlântico hoje (26) e despender três horas, em Manaus, em uma discussão sobre mudança climática com dois chefes de Estado e sete ministros de países amazônicos.
Mas, nas duas conversas reservadas que manteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sarkozy não conseguiu extrair nenhum sinal mais claro de que a Dassault, fabricante das aeronaves de combate Rafale, vencerá a concorrência da FAB. No encontro bilateral, Lula apenas afirmou a Sarkozy que o processo de concorrência prosseguirá, sem data para ser concluído.
Sarkozy deixou Manaus à noite e seguiu para Trinidad e Tobago, onde participará da tentativa dos países caribenhos de compor uma proposta comum para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, que se dará em Copenhagen em dezembro.
Nota: O mais interessante da reunião é que não houve declarações publicas de apoio ao Rafale. É a primeira reunião entre os presidentes depois da entrega do relatorio ocorrida dia 23 de novembro
0 Comentários