Indonésia devolve restos de 291 soldados japoneses

Fonte: The Jakarta Globe, 14 de dezembro de 2009 - Via: Sala de Guerra


O governo da Indonésia devolveu oficialmente os restos de 291 soldados japoneses que morreram na região de Biak durante a Segunda Guerra Mundial.

A devolução foi realizada durante uma cerimônia no monumento memorial à Segunda Guerra na vila de Parai, em Biak, com a presença de representantes ministeriais da Indonésia e do Japão.

Também presentes na ocasião estavam o chefe distrital Alimuddin Sabe, um oficial da embaixada japonesa em Jacarta e familiares dos mortos. O governo disse que os restos foram recuperados e coletados para permitir que o governo japonês honre seus cidadãos que perderam a vida enquanto serviam seu país durante a guerra – e para que possam finalmente descansar em paz.

Também foi expressa gratidão à administração de Biak, ao governo provincial de Papua e à comunidade local que deu apoio à implementação do programa de cooperação entre a Indonésia e o Japão. “Em nome do governo central, eu também gostaria de agradecer todas as partes envolvidas por terem conduzido a recuperação de forma tão cuidadosa e dentro do calendário”, disse o ministro Masykur.

Alimuddin disse que espera que o programa recupere e devolva aos japoneses os restos dos seus mortos de guerra, e que isso tenha um impacto positivo na população local. Ele pediu ao governo japonês por assistência no combate à pobreza, ignorância e subdesenvolvimento, especialmente em Biak e suas redondezas.

Espero que a cooperação que existe desde abril de 1993 tenha um efeito positivo na sociedade de Papua e no desenvolvimento de Biak Numfor”, ele disse.

Kimihiko Yokoyama, representante dos familiares dos mortos, disse que a devolução dos restos ao Japão é um momento de grande alívio para as famílias e para o governo japonês.

Em nome da minha família e do governo, eu gostaria de expressar minha gratidão à comunidade local e ao governo por ajudar a recuperar os restos dos nossos soldados e enviá-los ao Japão”, disse Yokoyama.