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Cerimônia realizada esta manhã na Base Aérea de Campo Grande comemora o “Dia da Aviação de Busca e Salvamento”. O evento também presta uma homenagem ao Esquadrão Pelicano, que é sediado na Capital e conhecido em todo Brasil pelas missões feitas.

A solenidade militar não é aberta ao público e reúne aproximadamente 150 pessoas, entre militares e civis. O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Juniti Saito, participa da cerimônia.


O esquadrão é a única unidade da Força Aérea Brasileira destinada, exclusivamente, a socorrer sobreviventes de acidentes aeronáuticos, marítimos e de calamidades.

As missões dos pelicanos incluem, além de operações de resgate, apoio à campanha de multivacinação na região do Pantanal, onde os helicópteros carregam as doses de vacinas até os pontos mais afastados da região, transporte de feridos e doentes, apoio em calamidades, cheias e incêndios.

A data de 26 de junho, comemorada antecipadamente hoje, marca o desfecho do grande esforço para encontrar e socorrer a tripulação e os passageiros da aeronave C-47 2068, perdida na selva amazônica, em 1967.

Das 25 pessoas a bordo, a maioria militares, apenas cinco conseguiram sobreviver. Foi uma das maiores missões deste tipo já realizadas no Brasil.

Foram gastos mais de 1.100 horas de voo, um milhão de litros de combustível em 32 aeronaves que palmilharam a região Amazônica durante dez dias até que, de um avião Albatroz, do Esquadrão Pelicano, os militares encontraram a cauda do C-47 em meio à mata fechada.

Desde esta missão, a Força Aérea Brasileira comemora no dia 26 de junho o Dia da Aviação de Busca e Salvamento.

Fonte: Aquidauana News - Noticias Sobre Aviação

O 2º/10º GAv (Segundo Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação) - Esquadrão Pelicano é a única Unidade da Força Aérea Brasileira dedicada exclusivamente a realizar missões de Busca e Salvamento (Search and Rescue - SAR), sendo um dos mais tradicionais e importantes esquadrões da FAB. Em seus 45 anos de existência, realizou incontáveis missões de resgate de aeronaves civis e militares, navios e embarcações, bem como missões de apoio a população civil, seja através de missões de socorro, remoção de emergência, apoio em catástrofes naturais ou campanhas sociais pelo Brasil afora.

O 2º/10º GAv foi criado em 06 de dezembro de 1957, operando inicialmente na Base Aérea de São Paulo, sendo transferido em 1972 para a cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Em 20 de outubro de 1980, foi transferido para a Base Aérea de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, sua atual sede.

A incumbência principal do Esquadrão Pelicano é executar as missões especializadas de Busca e Salvamento em âmbito nacional, mantendo permanentemente uma aeronave e um helicóptero em alerta para decolagem em poucos minutos, equipados para atender a qualquer situação de emergência, seja na terra ou no mar. Entre as suas atribuições também estão as chamadas "Operações Especiais": infiltração e exfiltração de Tropas Especiais, Controle Aéreo Avançado (Forward Air Control - FAC), ataque ar-solo e Combate SAR com os helicópteros Bell Iroquois (conhecidos como "sapão") armados com metralhadoras e lançadores de foguetes.

Em 2006 a FAB alterou a designação de todos os seus helicópteros, retirando a letras C e U do nome, dessa forma, o Bell UH-1H passou a ser Bell H-1H Iroquois.

No dia 03 de abril de 2009, pousou na Base Aérea de Campo Grande o primeiro CASA/EADS C-105 Amazonas do Esquadrão Pelicano. Matriculado FAB-2810, essa aeronave é considerada como um modelo de transição, pois conta com apenas uma parte do equipamento SAR que será utilizado pela Unidade. Para cumprir as suas missões, o FAB-2810 está equipado com uma plataforma removível com os dois assentos dos observadores e um armário de equipamentos, além das bolhas para observação nas laterais da fuselagem. No restante, é igual aos C-105A dos Esquadrões Arara e Onça.

O lema do Esquadrão Pelicano é: "Para que outros possam viver!"


Durante o período em que prestei serviço militar, tive o privilégio e a honra de estar neste Esquadrão. Na segunda foto o Bandeirantes C-95 Matricula 6543, aeronave em que fiz vários vôos.