A Indonésia informou que deseja adquirir equipamentos militares norte americanos avaliados em bilhões de dólares, numa esperança que o embargo militar dos EUA ao país seja logo retirado, disse um porta voz do Ministério da Defesa.

“Durante um encontro bilateral, o governo da Indonésia expressou seu interesse em adquirir caças F-16 e aeronaves de transporte C-130H Hercules para completar seus esquadrões,” disse o porta voz do Ministério da Defesa I Wayan Midhio nessa quarta-feira, dia 30 de junho.

O Ministro da Defesa da Indonésia Purnomo Yusgiantoro e o Secretário de Defesa dos EUA Robert Gates discutiram a potencial venda durante o diálogo de defesa Shangri-La em Cingapura no mês passado, disse Wayan.

Os EUA recebem bem a proposta da Indonésia de aquirir mais equipamentos militares fabricados nos EUA, ele adiciona.

Os EUA também prometeu US$15,7 milhões para Indonésia em 2010 e US$20 milhões em 2011 através de programas feitos para ajudar a “modernizar” os equipamentos militares de Indonésia.

A ajuda militar seria na forma de treinamento e educação executada tanto nos EUA como na Indonésia, Os EUA ofereceram vender unidades de caças de segunda-mão com um bom desconto para persuadir a aquisição por parte da Indonésia.

A Indonésia atualmente possui apenas quatro caças F-16 operacionais – menos de um esquadrão – infoma o especialista em assuntos militares Andi Widjajanto, da Universidade da Indonésia. Cada esquadrão deveria ter de oito a doze aeronaves, dependendo da operação, manutenção e planos de treinamento.

A Força Aérea da Indonésia tem dois comandos operacionais no leste e oeste do país. Cada comando possui duas bases, os quais estão a procura de oito esquadrões de caça por base.

Um caça F-16 de última geração custa cerca de 120 a 140 milhões de dólares, sem armamentos. Um caça F-16 de geração anterior custa algo como 88 e 90 milhões, sem armamento, diz Andi.

Existe um estoque de F-16 no mercado global de armas devido a sobras de produção da fabricante Lockheed Martin. A capacidade da companhia ainda reflete as taxas de produção da Guerra Fria, adiciona Andi.

Os EUA também estão substituindo seus esquadrões de F-16 pelos novos F-22 Raptor e posteriormente pelos F-35 Lightnings. Ambas as mudanças farão com que as aeronaves F-16 que irão para o mercado tenham um preço ainda mais reduzido, informa Andi.

É improvável que a Indonésia possa adquirir os caças F-16 dos EUA devido ao embargo de vendas de armas para Indonésia, ainda imposto pelos EUA.


“De qualquer maneira, a compra de aeronaves Hercules não deve ser um problema, mas a aquisição de caças F-16 provavelmente será.”

O Congresso dos EUA impôs um embargo militar a mais de uma década atrás citando violações dos direitos humanos efetuados pelas Forças Especiais do Exército da Indonésia (Kopassus) na Papua Oeste e no Timor Leste.

No entanto um recente acordo de defesa bilateral assinado permite que a Indonésia possa buscar equipamentos militares dos EUA, embora os EUa afirmarem que ainda espera que o Kopassus respeite os direitos humanos.

Fonte: Jakarta Post – Via: Cavok