Alguns dos conceitos básicos da física moderna sobre a matéria estão em xeque com o sucesso da pesquisa Alpha, que conseguiu armazenar antimatéria pela primeira vez na história.
O experimento, conduzido pelo Cern (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear), conseguiu capturar 38 átomos de anti-hidrogênio por meio de uma ferramenta batizada como Atrap.
A antimatéria, como o nome sugere, se anula ao entrar em contato com a matéria, motivo pelo qual é tão difícil guardá-la para estudos.
O avanço obtido pelo Cern vai permitir o estudo aprofundado de propriedades desconhecidas da matéria, o que pode proporcionar o desenvolvimento de novos materiais.
Além disso, pesquisar a antimatéria pode revelar aos cientistas um dos mistérios do Big Bang, o fenômeno que originou o Universo.
Após a grande explosão, matéria e antimatéria deveriam ter sido produzidas em quantidades iguais – o que faria com que elas se anulassem, e não existiriam planetas, estrelas ou galáxias.
Por alguma razão desconhecida, a produção de matéria foi maior. O estudo das propriedades da anti-matéria pode explicar por que isso ocorreu.
Fonte: EBand
0 Comentários