Dilma Rousseff, que sucede ao presidente Luiz Inacio Lula da Silva, vai se pronunciar sobre a aquisição de 36 caças, destinados a modernizar a aviação do Brasil.
Do lado francês, estima-se que as mudanças políticas no Brasil e as prioridades do orçamento da presidente não são de natureza a causar prejuízos ao Rafale, em relação a seus concorrentes, e espera-se "boas notícias para o ano que vem".
O ministro da Defesa, Alain Juppé, conversou sobre o assunto sábado, em Brasília, com os titulares da Defesa e das Relações Exteriores. "Acho que podemos ficar confiantes", declarou ele na terça-feira, recusando-se, no entanto, a fazer anúncios de fatos "antes que sejam decididos".
O Rafale da Dassault está em competição com o F/A-18 Super Hornet da americana Boeing e o Gripen NG da sueca Saab, num mercado avaliado entre quatro e sete bilhões de dólares.
Além disso, conversações sobre a venda do Rafale foram retomadas com Abu Dhabi, após o encontro de meados de dezembro, em Paris, entre o presidente Nicolas Sarkozy, o príncipe herdeiro, xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos.
A França e os Emirados negociam desde 2008 a venda de 60 caças construídos pela Dassault.
Fonte: Terra
2 Comentários
O governo do PT não pretende fazer essa aquisição e não à fará!
Seria complicado medir, mas certamente um dos maiores motivos da FAB está descalça ainda se deve ao desacordo com as partes decisórias; alguns preferiram apostar suas fichas onde estava com menor possibilidades e jogar queda-de-braços. Veja as conquistas ainda que iniciais da MB e do EB, colimam e avançam. A FAB deu mole de entrar com a Eliane Cantanhêde e sua canoa fez água...agora reclamam...fazer o quê? Mas "com todo respeito" discordo que será indefinidamente postergado, ainda que já nos tenha por demais cansado esta novela (Ps.melhor se vier os eliminados a toma, especial abrindo lugar para os russos em atualização de proposta). Mas...se na hora de receber o resultado vier o Sr. fulano de tal mais jornaleira, digo jornalista fazer fofoca, vão ficar detonando tudo...