Segundo o site de notícias Vancouver Sun, os militares canadenses não possuem a capacidade de conduzir reabastecimentos aéreos no caças de quinta geração F-35 que querem adquirir e agora estão buscando alternativas para contornar o problema.

A gama de oções vai desde pagar por caríssimas modificações nos caças da Lockheed até adquirir uma nova frota de aeronaves de reabstecimento aéreo que poderiam transferir o combustível em voo para os modernos caças. Essa opção poderá custar centenas de milhões de dólares, dependendo de quantas novas aeronaves tanques forem necessárias, de acordo com fontes.

Adicionalmente, devido ao fato dos caças F-35 não conseguirem pousar com segurança em pistas no norte do Canadá pois estas são muito curtas para o caças. o Departamente de Defesa do Canadá está também estudando com a fabricante Lockheed Martin a instalação de um paraquedas de frenagem na aeronave.

Esse paraquedas seria liberado quando a aeronave pousasse, diminuindo a velocidade do caça F-35 Joint Strike Fighter no pouso e assim precisando menos extensão de pista. Mas alguns pilotos disseram que ventos fortes que constantemente existem nessas pistas poderiam tornar o uso dos paraquedas muito arriscado e até mesmo perigoso.

A compra dos 65 caças F-35 pelas Força Armadas do Canadá tem sido uma das peças centrais de uma nova política de defesa do governo e a compra tem sido constantemente defendida pela Primeiro Ministro Stephen Harper, que diz que a modernização pe necessária para os militares.

Fonte: CAVOK