As Forças Armadas iranianas iniciaram a fabricação em série de mísseis teleguiados equipado com novos radares e desenvolvidos para ser lançados desde caças-bombardeiros, anunciou o subcomandante da Força Aérea, Mohammad Alaví. Em declarações divulgadas pela agência de notícias estatal Irna, o militar assinalou que a decisão foi tomada após testar "com sucesso" a efetividade dos citados projéteis em diversas manobras de combate.

Em sua opinião, com este e outros avanços "a Força Aérea iraniana deu um salto de qualidade em sua capacidade de luta e podemos dizer que somos os melhores em combate na região". "Com a otimização destes mísseis, cujo radar e poder de destruição são de alto nível, melhoramos a capacidade de operabilidade de nossas forças aéreas", afirmou.



um dos itens importantes introduzido pelos engenheiros iranianos em seus F-14 foi a capacitação dos caças em lançar mísseis Hawk (acima) e a introdução de lançamento de bombas guiadas a laser/TV (Qassed 1) e inteligentes (Qassed 2 - GPS) de até 900 quilos. (ja testadas em exercícios aéreos sobre o Golfo Pérsico e no Mar de Omã).


Qassed 1

O Irã está submetido desde a década de 80 a um embargo militar internacional, o que, no entanto, não o impediu de desenvolver sua própria indústria armamentista desde 1992.

O regime desenvolveu novos equipamentos, como mísseis de médio alcance e fragatas de combate, e começou a exportar armas para outros países

Fonte: Terra