Comandos navais israelenses apreenderam nesta terça-feira no Mediterrâneo um navio cargueiro que transportava o que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou serem armas fornecidas pelo Irã que estariam sendo levadas a militantes palestinos na Faixa de Gaza.

Duas vasilhas contendo caixa Nasr AShMs

Míssil C-704 "Nasr" detalhe mísseis (1)

Míssil C-704 "Nasr" detalhe mísseis (2)

Israel colocou em exposição os Mísseis iranianos C-704 "Nasr" encontrados a bordo do navio de carga vistoriado , em Ashdod. A IDF, fornece detalhes do conteúdo das caixas. Observe o logotipo e o adendo traduzido.

Comando e sistema de controle do Míssil C-704

Uma porta-voz militar disse que as forças israelenses não encontraram resistência quando interceptaram o cargueiro de propriedade alemã "Victoria", a cerca de 320 quilômetros de Israel, e agora estão conduzindo a embarcação para o porto israelense de Ashdod.

Israel impõe um bloqueio naval e terrestre à Faixa de Gaza, um enclave costeiro controlado pelo Hamas, movimento islâmico que se opõe à paz com o Estado judaico.

As forças armadas israelenses disseram que o navio zarpou do porto sírio de Latakia e fez uma escala em Mersin, na Turquia, antes de dirigir-se a Alexandria, no Egito. A Turquia não tem envolvimento na carga de armas, disseram os militares.

Os palestinos usam uma rede de túneis para contrabandear armas e outros bens do Egito para a Faixa de Gaza.

Netanyahu disse que aprovou pessoalmente a operação, que, segundo ele disse a repórteres, foi realizada "no alto mar, de acordo com a lei internacional".

- Muitas armas foram encontradas a bordo do navio, que seriam levadas às forças terroristas no coração de Gaza. O Irã é a fonte das armas - disse o premier israelense.

Fonte: O Globo