O ministro holandês dos Negócios Estrangeiros, Uri Rosenthal, considerou hoje que o reconhecimento do Conselho Nacional de Transição (CNT) líbio por França, Itália e Qatar "não é o caminho certo", noticia a AFP.

http://2.bp.blogspot.com/-IY81WGc1AvI/TYgJuIIjBLI/AAAAAAAAFPg/MWINfEX6Wr4/s400/carlos-latuff-smells-like-foreign-intervention-libya-march-9-2011.gif

"O governo holandês não segue os franceses e os italianos no caminho do reconhecimento do Conselho de Transição", afirmou durante uma conferência de imprensa conjunta com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. "Não pensamos que seja o caminho certo a seguir, mas tentamos verdadeiramente estar em ligação com as pessoas do Conselho de Transição, em Benghazi, para os ajudar em todos os domínios que pudermos", acrescentou ainda que:

Em 10 de Março, a França foi o primeiro país a reconhecer o CNT como interlocutor legítimo na Líbia, após o que foi seguida por Qatar e Itália. Os Estados Unidos dizem, há semanas, que estão a avaliar a possibilidade de reconhecer o CNT. Os Países Baixos disponibilizaram seis aviões F-16, um avião de reabastecimento em voo e um navio draga-minas para serem usados na Líbia.

Os aviões holandeses, que devem fazer respeitar a zona de exclusão aérea, não estão autorizados a disparar sobre alvos terrestres ou marítimos, nem a efectuar bombardeamentos.

Fonte: LUSA/DN