Segundo Gao, a fase de estudos e de projetos já foi finalizada, e que já teria sido iniciada a fase de construção do protótipo.
A XAC vinha estudando aeronaves de transporte pesadas desde 1993 e foi escolhida como a principal contratada para o projeto no ano de 2007, é a responsável pelo projeto, integração e montagem da aeronave.
O Y 20 é uma aeronave grande da categoria dos cargueiros IL 76 e C 17 GlobMaster III. O cargueiro chinês, será maior que um C 17 e operará a partir de pistas curtas não preparadas. A XAC estuda pelo menos 3 versões do super cargueiro, uma dedicada ao transporte de carga (versão básica) um reabastecedor e cargueiro e outra para aplicações civis. Uma quarta variante, poderia ser utilizada para guerra eletrônica, reconhecimento e AWACS.
Apesar de ainda não confirmado, é provável que o cargueiro utilize motorização Russa, produzidos sobre licença, de uma versão modificada dos motores PS-90A-76 que equipam o Il 476. Fontes chinesas afirmam ainda que uma turbina nacional estaria em desenvolvimento e que seria incorporada na aeronave em suas futuras versões.
A aeronave teria mais de 200 toneladas e seria o maior avião já projetado e construído na China.
A china utiliza atualmente 17 cargueiros Il 76 e encomendou outros 30 recentemente, porém segundo agências de notícias os 12 restantes do segundo lote foram cancelados em função do rápido avanço do programa XAC Y 20.
Estima-se que em 30 anos a XAC produza cerca de 120 aeronaves, sendo que a sua grande maioria destina ao a Força Aérea do Exército da libertação do Povo – a força aérea Chinesa.
Fonte: Plano Brasil - Via: CAVOK
0 Comentários