Um grupo de banhistas russos cruzou a nado o mítico lago Ness, na Escócia, para prestar homenagem aos tripulantes do submarino soviético K-19.

"O que mais surpreendeu os escoceses é que nadamos sem trajes térmicos quando a temperatura de água era de 8 graus", assegurou Nikolai Glushkov, chefe da filial de Novosibirsk da Federação de Natação Invernal da Rússia à agência "Interfax".

No total, dez banhistas russos participaram da homenagem, uma iniciativa do capitão do K-19, Oleg Adamov, cuja história foi relatada no cinema no filme "K-19: The Widowmaker", de Kathryn Bigelow.

"A ideia surgiu em 2007, mas sua realização se dilatou no tempo. Por outro lado, agora coincidia com o 50º aniversário dessa data que é bem conhecida no Ocidente", destacou.

O ex-presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, propôs indicar para o prêmio Nobel da Paz a tripulação do K-19, ao considerar que ela salvou o mundo de uma catástrofe nuclear e de uma eventual guerra atômica.

Em sua primeira missão em julho de 1961 houve uma falha no sistema de refrigeração do reator e a temperatura subiu a mais de mil graus, com um risco extremo de uma catástrofe nuclear, que só foi evitada graças ao sacrifício dos nove tripulantes que se submeteram a altos níveis de radiações.

Apenas um dos tripulantes sobreviveu, com queimaduras brutais, e narrou a história em 1991, depois da desintegração do império comunista.

Do UOL