A câmera infravermelha, criada para avisar pilotos de avião sobre cinzas e fumaça vulcânica com 10 minutos de antecedência começa a ser testada no Monte Etna, na Sicília (Itália). A tecnologia, já testada pela empresa aérea EasyJet, é feita para economizar os milhões perdidos com caos aéreo que ocorreu durante a atividade do vulcão islandês em 2010.

O aparelho foi desenvolvido pelos físicos Fred Prata e Adam Durant, do Instituto Norueguês de Pesquisa Aérea (NILU). Eles estão realizando os primeiros testes no aeroporto Calatabiano, a cerca de 20 quilômetros do Etna, em conjunto com colegas da Universidade de Ciências Aplicadas de Dusseldorf, que providenciaram a aeronave para a pesquisa.

O momento atual do Etna é perfeito para a realização dos testes. O vulcão italiano está emitindo nuvens de cinza, gases como o dióxido de enxofre e apresenta explosões frequentes com emissões de partículas na atmosfera. Assim, o equipamento, chamado de Airborne Volcanic Object Imaging Detector (AVOID), mede diferentes regiões de calor ao mesmo tempo para diferenciar cinzas e enxofre de nuvens normais.

No próximo final de semana, a equipe vai voar várias vezes ao redor da nuvem do Etna e realizar medições. Os dados serão cruzados com outros medidos em solo para assegurar a precisão do equipamento.

Fonte: New Scientist via Galileu - Fotos: Adam Durant (NILU) - Noticias Sobre Aviação