As Filipinas estão a procura de um esquadrão de caças de combate F-16 e um terceiro navio de guarda costeira junto ao EUA, seu aliado de longa data, em meio as disputas territoriais no Mar da China Meridional.

O Secretário de Relações Exteriores Albert del Rosario disse nessa quarta-feira que ele e o chefe da defesa do país se reunirão com os representantes da defesa dos EUA em Washington, no próximo ano, para discutir os pedidos. As Filipinas se voltam para os EUA, um aliado no tratado de defesa, para navios de guerra e aviões para patrulhar as áreas do Sul do Mar da China.

Del Rosario disse que os pedidos de 12 caças F-16 e um terceiro navio da guarda costeira já foram retransmitidos para os oficiais americanos e a resposta inicial foi encorajadora.

“Estamos recebendo bons sinais”, disse Del Rosario.

As Filipinas querem construir “uma mínima postura de defesa credível e os EUA manifestaram a vontade de nos ajudar”, disse del Rosario.

Washington forneceu uma lancha da Guarda Costeira e concordou em enviar uma outra no próximo ano para as Filipinas, que está travada em disputas territoriais com a China e quatro outros governos.

Os militares das Filipinas, um dos mais fracos da Ásia, apenas tem cerca de seis antigos aviões de combate. O país relançou o primeiro navio de Guarda Costeira adquirido dos EUA como sendo o maior e mais moderno navio de guerra da Marinha, numa cerimônia austera liderado pelo presidente Benigno Aquino III na semana passada.

Fonte: AP – Cavok