Segundo o site Lenta.ru, o Comando da Aviação de Longo Alcance da Rússia emitiu um pedido de proposta sobre o desenvolvimento do Complexo Aéreo Futuro para a Aviação de Longo Alcance (PAK DA – Prospective Air Complex for Long Range Aviation), a nova geração de bombardeiros estratégicos da Rússia, conforme declarado pelo Comandante-em-Chefe da aviação de longo alcance da Rússia, General Anatoly Zhikharev. Segundo ele, o primeiro protótipo do PAK DA estará pronto até 2020 e o novo bombardeiro será posto em operação pelas forças aéreas russas em 2025.

A duração estimada deste programa de desenvolvimento é de 15-20 anos. Vladimir Popvkin, ex-Vice Primeiro-Ministro da Defesa, disse no dia 24 de fevereiro de 2011 que o financiamento para o desenvolvimento da nova aeronave foi incluído no programa na área de armas da Rússia para 2011-2020. O escopo total do financiamento para o programa do governo é de 23 trilhões de rublos (?).

A Tupolev, que assinou o contrato sobre as atividades de desempenho de pesquisa e desenvolvimento em agosto de 2009, está trabalhando no desenvolvimento do bombardeiro de próxima geração. A duração deste contrato é de três anos. Também é sabido que o PAK DA será um avião novinho em folha, e não uma modernização dos bombardeiros Tu-160. O PAK DA irá substituir todos os bombardeiros Tu-95MS e Tu-160 no futuro.

Fonte: ruaviation – Cavok

Nota do Cavok: O custo do desenvolvimento dito na reportagem de 23 trilhões de rublos equivale a US$ 725,2 bilhões. Se for esse mesmo o valor, será um valor enorme de investimento.