Um dos mais raros e formidáveis caças da Segunda Guerra Mundial, o Kawasaki Ki-100-1b, está retornando à exposição do Museu da RAF em Cosford, após uma restauração de oito anos em Londres.

A aeronave japonesa teve uma tardia mas mortal entrada na guerra no Pacífico em 1945, e foi bem-sucedida nos combates de grande altitude contra os cada vez mais numerosos esquadrões de bombardeiros Boeing B-29 da USAAF.

Somente 400 foram manufaturados antes da rendição japonesa em agosto de 1945. O exemplar no Museu da RAF é o único no mundo.

Exibido na coleção de aeronaves da Segunda Guerra, o caça foi descrito pelo curador do museu, Al Mclean, como “rápido, manobrável, resistente e confiável”.

Pilotos Aliados encontraram no Ki-100 um formidável oponente, e este é o único deles que sobreviveu. Tomará lugar ao lado do Mitsubishi Dinah (também único no mundo) na exibição da Segunda Guerra”.

Para abrir espaço para o retorno do Kawasaki, o Gloster Meteor F9/40 do acervo agora foi para o Museu da RAF em Londres.

Fonte: Culture 24, 21 de fevereiro de 2012. - Via Sala de Guerra