


Um ano depois de ter invadido a Polônia no dia 1º de setembro de 1939, os ocupantes nazistas ergueram no coração de Varsóvia, em outubro de 1940, um bairro especial para cerca de meio milhão de judeus. A fome e as doenças afligiram essa população amontoada em uma superfície de apenas 3 quilômetros quadrados.

No dia 22 de julho de 1942, os alemães divulgaram um decreto anunciando o extermínio do gueto.
Em três meses, 260 mil pessoas, ou seja, um quarto da população de Varsóvia, foram deportadas para o campo de extermínio de Treblinka e mortas.
O decreto estabelecendo a liquidação desse gueto foi apresentado como parte da operação "Reinhardt" de extermínio de judeus, lançada em 1941 pelos alemães na região do governo geral, no território da Polônia ocupada, que ia de Varsóvia ao norte, à Cracóvia ao sul e a Lublin a leste.
Durante essa operação, dois milhões de judeus morreram nos campos de extermínio de Treblinka, Sobibor e Belzec.
Ao final de três meses de deportações, restavam apenas nesse gueto 35 mil judeus registrados e outros 25 mil que viviam em esconderijos.

Neste domingo à tarde, uma marcha em sua homenagem e das jovens vítimas do Holocausto foi realizada em Varsóvia.
Os participantes percorreram em sentido inverso o caminho que Korczak percorreu com mais de 200 crianças de seu orfanato antes de ser deportado e morto com elas.
As cerimônias terminam à noite com um grande concerto no antigo bairro do gueto.
0 Comentários