
O
som, como sabemos, viaja através de
ondas, usando um meio de propagação, no nosso caso o
ar. Essas ondas, chamadas ondas de pressão, desenvolvem-se da mesma maneira quando jogamos uma
pedra sobre um
lago. Uma onda circular se forma no ponto em que a pedra atinge o lago e se afasta, expandindo-se a uma
velocidade constante. Se atirarmos várias pedras no mesmo ponto em intervalos regulares, formaremos ondas concêntricas.


É o que ocorre com um emissor de som, como o
avião. A velocidade de propagação dessas ondas é o que chamamos de velocidade do som, que ao
nível do mar em condições de
atmosfera padrão é de 1.226 km/h., e diminui com a queda da
temperatura do ar. Ficou convencionado que, quando um avião se desloca com uma velocidade igual à do som, ele está voando a
Mach 1. Esta unidade é uma homenagem ao físico austríaco
Ernst Mach que, pela primeira vez, mediu a velocidade de propagação do som no ar.
Quando um objeto qualquer, como um avião, se desloca na atmosfera,
comprime o ar à sua volta, principalmente à frente. Desta forma cria
ondas de pressão, da mesma maneira que a pedra atirada no lago.
Quando um avião voa a uma velocidade inferior à do som, as ondas de
pressão viajam mais rápido, espalhando-se para todos os lados, inclusive
à frente do avião. Assim, o som vai sempre na frente.

Se o avião acelerar para uma velocidade igual a do som (Mach 1), ou
seja, da velocidade de deslocamento de suas ondas de pressão, este
estará comprimindo o ar à sua frente e acompanhando as ondas de pressão
(o seu próprio som) com a mesma velocidade de sua propagação. Isso
resulta num acúmulo de ondas no nariz do avião. Se o avião persistir com
essa velocidade exata por algum tempo, à sua frente se formaria uma
verdadeira muralha de ar, pois todas as ondas formadas ainda
continuariam no mesmo lugar em relação ao avião. Esse fenômeno é
conhecido como Barreira Sônica.
Se o avião continuar a acelerar, ultrapassando a velocidade do som,
ele estará deixando para trás as ondas de pressão que vai produzindo.
Um avião só pode atingir velocidades
supersônicas se, entre outras coisas, sua
aceleração permitir uma passagem rápida pela velocidade de Mach 1, evitando a formação da Barreira Sônica.
Fotos via People's Daily Online - Noticias Sobre Aviação - Texto: Wikipédia
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