Rússia e Ucrânia chegaram a um acordo para criar um empreendimento
conjunto destinado à produção do lendário avião cargueiro Antonov
An-124-100 Ruslan, a maior aeronave de carga produzida em escala
industrial em todo o mundo.
A notícia foi divulgada pelo serviço
de imprensa do Governo ucraniano nesta quarta-feira, 17, citando como
fonte o vice-primeiro-ministro do país, Yuri Boiko. A decisão sobre a
criação da joint venture russo-ucraniana foi tomada durante o encontro
dos primeiros-ministros dos dois países na sexta-feira, 12, em Sochi.
Segundo Yuri Boiko, o An-124 é uma aeronave única, cuja produção
conjunta dará impulso ao futuro desenvolvimento da cooperação
russo-ucraniana na área da aviação. De acordo com Boiko, a criação do
novo empreendimento será formalizada já em setembro deste ano, durante
uma reunião do Comitê Russo-Ucraniano de Cooperação Econômica.
Boiko
explicou que a Ucrânia agregará à parceria a base tecnológica e o
componente da inovação, enquanto a Rússia entrará com o financiamento e o
mercado consumidor. O local e os prazos para a produção dos novos
An-124 ainda não foram revelados.
O Antonov An-124 Ruslan foi
durante um longo período o maior avião do mundo, isto antes da chegada
do An-225, desenvolvido a partir dele e com o objetivo de transportar o
ônibus espacial soviético Buran. Atualmente o An-124 é o segundo maior
avião cargueiro do mundo, mas ainda é o maior avião de carga já feito em
escala industrial.
Desenvolvido inicialmente como um cargueiro
militar, ainda no final dos anos 1970, pelo escritório de construção do
engenheiro russo Oleg Antonov, o primeiro protótipo do An-124 voou em
dezembro de 1982.
Dentre as características mais notáveis desta
aeronave, além do seu porte de carga de mais de 120 toneladas, estão o
seu nariz (que serve de porta de proa para o compartimento de carga), as
portas do compartimento de carga de cauda e 24 rodas permitindo
operações de pouso em asfalto, terra, grama e neve.
A produção do
An-124 foi encerrada há alguns anos, e atualmente existem cerca de
quarenta unidades em serviço na Rússia, Ucrânia, Líbia e Emirados Árabes
Unidos, entre outros países.
Fonte: Diario da Russia
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