https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhP21roghiuMYiG17HTk_SoiBAyqm7GSV6UO0t8pdUA48I6NZjZm1a7-_Ic6RgMZTeKT7d5ScddQFb4C8lt3NtDl8EGwGX7GuSseZ5g3SvxGG6pzJmrzct-wCirghyfydXDB7AeQEiQSg/s1600/iran-usa.jpg
O secretário de Estado americano, John Kerry, disse neste domingo (29) que um acordo sobre o programa nuclear do Irã pode ser fechado relativamente rápido. Isso se o governo de Teerã provar que o programa não está sendo usado para a fabricação de bombas atômicas.
Os países ocidentais insistem há tempos que o Irã desenvolve armas nucleares, enquanto o país retruca que a natureza de seu programa é inteiramente pacífica.
De acordo com o político americano, as negociações para resolver o impasse sobre o programa nuclear iraniano podem resultar em um acordo dentro do período de três a seis meses, de acordo com o desejo do presidente do Irã, Hasan Rowhani.
"É possível haver um acordo antes disso, dependendo do quão acessível e claro o Irã estiver preparado para ser", disse Kerry, em entrevista ao programa "60 Minutes", da CBS.
"Se for um programa pacífico e todos pudermos ver isso, se o mundo inteiro vir isso, a relação com o Irã pode mudar drasticamente para melhor e de forma rápida", acrescentou.
Os Estados Unidos não considerarão a suspensão de sanções contra o Irã até que se verifique que um "processo claro, verificável e responsável" está em curso, disse o diplomata.
Para Kerry, abrir as usinas de enriquecimento nuclear subterrâneas, nas montanhas próximas à cidade de Qom, para inspeção internacional demonstraria que o Irã não tem ambições de produzir armas nucleares.
"Eles poderiam permitir imediatamente a inspeção da usina de Fordow, uma usina secreta subterrânea nas montanhas", disse Kerry.
"Eles poderiam assinar imediatamente protocolos adicionais da comunidade internacional sobre inspeções. Poderiam parar, voluntariamente, com o enriquecimento a um certo nível, porque não há necessidade de um enriquecimento de alto nível para um programa pacífico."
Os comentários de Kerry foram feitos em um contexto de melhora das relações entre Washington e Teerã nos últimos meses, que culminou com uma ligação telefônica entre Rowhani e o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na sexta-feira (27).

Do UOL