TERMINATOR? Especialistas advertem sobre perigo de corrida por robôs matadores - HANGAR DO VINNA

Breaking

GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

BANNER 728X90

domingo, agosto 02, 2015

TERMINATOR? Especialistas advertem sobre perigo de corrida por robôs matadores

Mais de mil especialistas, cientistas e pesquisadores escreveram uma carta alertando sobre o perigo de armas autônomas, munidas de inteligência artificial - os chamados "robôs matadores."

Entre os signatários estão o cientista Stephen Hawking, o empreendedor Elon Musk e o cofundador da Apple Steve Wozniak. O documento será apresentado na Conferência Internacional Conjunta de Inteligência Artificial em Buenos Aires nesta terça-feira.

Os "robôs matadores" têm sido alvo de debate e foram tema de comitês na Organização das Nações Unidas, que considera proibir certos tipos de armas autônomas.

Agora, especialistas pedem a suspensão específica no uso de inteligência artificial para manusear armas que possam sair de "controle humano significativo."

"Assim como a maioria dos químicos e biólogos não têm interesse em construir armas químicas ou biológicas, a maioria dos pesquisadores de inteligência artificial não têm interesse em construir armas com inteligência artificial - e não querem que outros interfiram em seu campo ao fazê-lo."

Outros nomes na carta, publicada pelo Future of Life Institute (FLI), incluem o professor do MIT Noam Chomsky, o chefe de inteligência artifical do Google Demis Hassabis e o filósofo e cientista cognitivo Daniel Dennett.

Em dezembro, em entrevista à BBC, Hawking disse temer que o uso de inteligência artificial pudesse significar o fim da humanidade.
 "Seres humanos, que são limitados por uma lenta evolução biológica, não poderiam competir [com inteligência artificial] e seriam substituídos", disse.

Outros signatários da carta, como Eric Horvitz, chefe de pesquisa da Microsoft, deixaram claro que defendem o uso de inteligência artificial em outros campos de pesquisa.

"Você vê o quanto a informática fez para nossa sociedade, para a economia social, em atividades como cuidados de saúde - tem sido incrível. A inteligência artificial vai mudar muitas coisas", disse.

"Com isso, há muita esperança, muitos possíveis benefícios e também algumas preocupações."

Do G1

Nenhum comentário:

Sponsor

AD BANNER



Os Indianos vão acabar voltando atrás e comprando o Gripen NG