Evangelho (Mateus 7,15-20)

Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008
12ª Semana Comum

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15"Cuidado com os falsos profetas: Eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. 16Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? 17Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má, produz frutos maus. 18Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. 19Toda a árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. 20Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis".

São Guilherme

São Guilherme Com grande devoção, hoje, lembramos a santidade de vida de São Guilherme, que nasceu em Vercelli, Itália, no ano de 1085. Órfão muito cedo, foi morar com os familiares que em nada impediram-no de seguir Jesus e realizar seus anseios de vida religiosa.

Quando tinha apenas 14 anos, Guilherme saiu com vestes penitenciais para visitar o Santuário de São Tiago Compostela, na Espanha, isto como expressão de sua caminhada espiritual. Aconteceu que desejava peregrinar para a Terra Santa, mas devido à turbulências políticas, desviou-se e acabou se retirando no Monte Partênio (Monte da Virgem) e ali se retirou em silêncio, penitência e oração.

São Guilherme, ao começar a construção do Santuário de Nossa Senhora do Monte Virgine, com o tempo, teve de organizar a comunidade dos monges formada a partir de sua total consagração, desta forma nasceu o primeiro, dos vários mosteiros fundados pelo Santo.

Combatente contra o mal, durante os 67 anos ele não admitiu o pecado em sua vida, tanto assim que diante da malícia de uma mulher, ele preferiu jogar-se em brasas acesas do que nos braços do pecado, graças a Deus, foi preservado milagrosamente de qualquer ferimento.