http://site.camelbackuniforms.com/blackwater.jpg

CIA teria contratado Blackwater em plano para matar milicianos

Reuters - O Globo

A CIA, a agência americana de inteligência, contratou em 2004 empregados da empresa de segurança privada Blackwater USA como parte de um programa secreto para assassinar membros de alto grau da rede terrorista Al-Qaeda, informou na quarta-feira o "New York Times".

"A Blackwater ajudou com o planejamento, treinamento e vigilância em um programa em que a CIA gastou vários milhões de dólares sem ter capturado ou assassinado qualquer miliciano, informou o jornal, citando funcionários americanos em serviço e aposentados.

http://attendingtheworld.files.wordpress.com/2007/10/blackwater.jpg



O "New York Times" disse também que não esta claro se a CIA planejava usar empregados da Blackwater para capturar ou assassinar membros da Al-Qaeda ou se tinha limitado os funcionários para somente ajudarem no treinamento e na vigilância.

A empresa com sede na Carolina do Norte, que recentemente mudou seu nome para Xe Services, se viu envolvida em uma controvérsia no Iraque em 2007 quando empregados contratados para proteger diplomatas americanos foram acusados de usar força excessiva duarnte um tiroteio em Bagdá onde morreram 17 civis.

O uso por parte da CIA de uma companhia externa para um programa encoberto levou o diretor da agência, Leon Panetta, a informar em junho o Congresso que o órgão de inteligência reteve detalhes do programa por sete anos, indicou o "New York Times".