The image “http://www.worldwide-military.com/Military%20Aircraft/Israel%20Fighters%20plaatjes/Kfir.JPG” cannot be displayed, because it contains errors.
Atentado tamil em aeroporto mata pelo menos 14 pessoas


Os rebeldes tamis, que lutam pela independência do Norte do Sri Lanka, lançaram ontem um ataque-suicida contra o único aeroporto da ilha e uma base aérea militar vizinha, que causou pelo menos 14 mortos e destruiu 13 aviões.

Aeroporto foi fechado imediatamente, enquanto passageiros e empregados de empresas aéreas tentavam escapar de tiroteios entre uns 10 guerrilheiros dos Tigres para Libertação do Eelam Tamil - TLET e militares da base aérea. Todos os vôos com destino ao Sri Lanka foram desviados para Índia ou Dubai.Este audacioso ataque, realizado no início da madrugada, causou 14 mortos -9 rebeldes tamis e 5 aviadores -, segundo um porta-voz do Ministério de Defesa. Os corpos dos 9 guerrilheiros tamis foram encontrados. Alguns morreram a tiros e outros na explosão das bombas que levavam, segundo este porta-voz, Sanath Karunaratne. O comando do TLET invadiu a base aérea de Katunayake, a 35km de Colombo. Os guerrilheiros destruíram oito aparelhos militares, entre os quais dois Kfir israelenses e um Mig-27.

Depois se dirigiram para o aeroporto internacional de Bandarane, junto da base aérea, onde atacaram cinco Airbus vazios da Srilanka Airlines. Ataque rebelde causou também 16 feridos, 12 dos quais aviadores. Um tripulante russo de uma empresa aérea não identificada foi ferido, assim como um jornalista da televisão estatal. Segundo porta-voz do Ministério, pelo menos um dos tigres fez explodir no interior do aeroporto cargas que levava consigo. Rebeldes do TLET recorrem freqüentemente a atentados-suicida para eliminar políticos importantes.