Il76 AEW - IRIAF

Mais informações do acidente aéreo ocorrido durante a parada da Defesa Sagrada em Teerã.

(este post atualiza o anterior: Acidente com caça Saeqeh mata 7 no Irã)

By Vinna com informações do Uskowi on Iran

No dia 22 de setembro, às 09:02 horas, o IRIAF Il-76MD "Simorgh" (Baghdad-2/Adnan-2, No. 1, com 5-8208 série) caiu próximo a cidade de Varamin (zona metropolitana de Teerã. A aeronave participavam de um desfile aéreo em comemoração ao fim da Guerra do Irã-Iraque (Defesa Sagrada - "Sacred Defense").

O sinistro ocorreu no momento do pouso no exato instante em que o piloto mantinha conversações com a torre de controle do aeródromo de Mehrabad para efetivar os procedimentos de aproximação. Naquele momento um dos motores da asa direita do Il-76MD pegou fogo. Daí então iniciou-se os procedimentos para aterragem de emergência na pista 29LeftRWY.


IRIAF Il-76MD sinistrado fotografado no dia anterior ao acidente.

Aparentemente a aproximação final sob um ângulo ataque indesejável forçou indevidamente a estrutura da aeronave particularmente o rotordome sobre a fuselagem o que levou ao seu desprendimento e colisão deste com a secção de cauda vertical. Levando a queda da Aeronave já sem controle sobre o solo do deserto), matando todos os sete membros da tripulação a bordo.






Além da tragédia do Il-76 AEW, ocorream incidentes adicionais que mancharam edição 2009 da Parada da Defesa Sagrada em Teerã.

O contrabando de peças de aeronaves F-4, F-5 e F-14 para o Irã é tão grande que os iranianos desenvolveram o Saegheh que é essencialmente um F-5 recostruído.

Aparentemente, um F-5F IRIAF sofreu um acidente a leste de Teerã, segundos antes de se chegar no local do desfile. Os dois tripulantes conseguiram ejetar do avião entretanto um sofreu fratura nas pernas.


http://modelingmadness.com/others/features/f14page/FredShamusF-14iran.jpg

Dos nove F-14 designados para apresentarem-se durante a parada apenas seis efetivamente fizeram evoluções sem justificativa aparente para a não participação dos outros três restantes.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeIhbzd7Z3jUDV-o9nsd_CTPnJaNEaMlUlrmw2uRQKFk6Ruw4j80zLEBUJqdDydtRCatIGrl_k0b06kPsKR6AYIpTs3ds9nuu8fvZ2uPN8UXlPugrt1bwgig8uzbRc7H0uuuqSztE9Da23/s400/mig-29+iran.jpg
Foi registrado também um problema com um dos MiG-29 quando do regresso ao aeroporto de Mehrabad. Assim como o Il-76 a aeronave sofeu pane em seu motor direito causando danos à fuselagem do avião.

A “conta” final da parada iraniana foi dois aviões perdidos e um danificado. A bruxa estava solta naquele dia.