ITÁLIA ENVIA PORTA-AVIÕES AO HAITI NESTA TERÇA-FEIRA

Fonte: ANSA


O porta-aviões italiano Cavour partirá nesta terça-feira de Muggiano, norte do país, rumo ao Haiti. O envio faz parte de uma operação conjunta com o Brasil.

A bordo do porta-aviões estará uma equipe de 800 pessoas, entre militares e profissionais da área da saúde, que prestarão socorro às milhares de vítimas do terremoto que atingiu a nação centro-americana na semana passada, causando dezenas de milhares de mortes.

O Cavour tem 220 metros de comprimento e pode hospedar até 20 helicópteros e aviões, além de contar com salas de operação, setores de terapia intensiva e de reanimação.

Antes de chegar ao Haiti, o porta-aviões italiano fará uma escala no Brasil para receber médicos das Forças Armadas do país. A operação será realizada sob responsabilidade do comandante Gianluigi Reversi.

Segundo estimativas do governo haitiano, o abalo sísmico, que alcançou 7 graus na escala Richter e atingiu especialmente a região da capital Porto Príncipe, pode ter causado 200 mil mortes. Cerca de 70 mil corpos já foram enterrados em valas comuns.

Hoje, a ONU informou também o falecimento do italiano Guigo Galli, funcionário que foi encontrado sob os escombros da sede da entidade, em Porto Príncipe.

O chefe do departamento de operações de paz da ONU, Alain Leroy, comunicou ainda as mortes do nigerino Karimou Ide, da chilena Andrea Loi Valenzuela, da norte-americana Lisa Mbele-Mbong, do britânico Frederick Wooldridge e do canadense Guillaume Siemienski, todos funcionários da organização.

A Dica desta informação me foi passada pelo Plano Brasil:

Marinha Italiana enviará o Porta Aviões “Cavour” que operará com contingente Brasileiro

[cavour-image55.jpg]

O site Poder Naval noticiou agora a tarde que:

"Em uma entrevista à Globo News, agora, ao vivo, 14h10, o Ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, informou a ida de um navio da MB (não especificou o tipo, mas já era esperado, e estava demorando…) ao Haiti, com a previsão de chegada em 3 semanas. O prazo, segundo disse, é o necessário para carregamento de víveres, pessoal e o efetivo deslocamento.Disse ainda que “A ITÁLIA CEDEU AO BRASIL UM NAVIO HOSPITAL QUE SERÁ ENTREGUE ÀS AUTORIADES BRASILEIRAS EM FORTALEZA, PARA INGRESSO DE TRIPULAÇÃO NACIONAL E DESTINADA AO AUXÍLIO HUMANITÁRIO NO HAITI”.

Agora a pouco pude através da RAI TV ter a confirmação de que por decisão do governo italiano, amanhã, dia 19 de Janeiro, o maior e mais novo navio de sua frota, o porta aviões Conde de Cavour levantará âncora em direção do Brasil e posteriormente do Haiti.

O navio transportará ajuda humanitária, e diversas equipes da área de saúde e especialistas em resgate, serão destacadas pessoas da área de saúde e especialistas em resgate,.

Para esta missão o navio virá aparelhado com helicópteros e demais equipamentos que serão postos à disposição do comando Brasileiro no Haiti através de uma missão que será realizada em parceria com o governo brasileiro.

Trata-se da primeira missão operacional do Cavour sendo também a primeira transatlântica.

Segundo a nota o Navio deve fazer uma escala no Brasil, onde serão embarcados efetivos e equipamentos para a operação de ajuda aos sobreviventes do terremoto do Haiti.


Clique nas imagens para ampliar

FICHA TÉCNICA

Tipo: Porta aviões
Tripulação: 1300 (incluindo ala aérea e tropas de fuzileiros)
Comprimento: 244 m.
Calado: 8.7 m
Boca: 39 m

Deslocamento: 30000 toneladas
Elevadores: 1 central e 1 lateral.
Propulsão: 4 turbinas a gás General Electric/ FiatAvio LM-2500 que produzem 88 Mw e geram 88000 Hp de força.
Velocidade máxima: 54 km/h
Autonomia: 14000 km.
Sensores: Radar Finmeccanica RAN-40L tridimensional com 400 km de alcance; Radar de controle de fogo Selex Spy-790 EMPAR com 100 km de alcance; radar de busca RAN-30X/I.
Armamento: 4 lançadores verticais Sylver A-43 para mísseis antiaéreo Áster-15 com 8 células cada (32 mísseis); 2 canhões Oto Melara 76/62 Rapid Gun; 3 canhões leves antiaéreos Oerlikon 25 de 25mm.
Aviação: 8 a 12 aviões de combate AV-8B Harrier plus ou F-35B Lightining II; 8 a 12 Helicópteros multifunção Westland/ Agusta EH-101 Merlin.


A questão ja vinha sendo discutida desde ontem...


Brasil e Itália estudam possibilidade de missão conjunta no Haiti

Fonte: Agência ANSA - Via Jornal da Mídia

O ministro de Defesa da Itália, Ignazio La Russa, confirmou que o governo de seu país estuda a possibilidade de se associar ao Brasil no envio de um navio militar ao Haiti para ajudar no apoio às vítimas do terremoto de terça-feira.

"Estamos trabalhando e segunda-feira saberemos se o projeto é factível. Neste caso, o navio partiria dentro de alguns dias", afirmou La Russa.

"Tive a liberação do presidente do Conselho [de Ministros], Silvio Berlusconi, para verificar a praticidade e a utilidade da missão. Já alertei as cúpulas de Defesa e Defesa Civil", continuou.

A parceria na ação humanitária conjunta com o Brasil incluiria o uso do porta-aviões italiano Cavour, "que pode hospedar até mil pessoas e servir de base para aeronaves e helicópteros para transportar materiais e pessoas".

O envio do navio ao Haiti já havia sido sinalizado nos últimos dias, mas autoridades do país europeu -- inclusive o próprio ministro -- vinham se mostrando céticas, pois a embarcação demoraria 12 ou 13 dias para alcançar o destino.

De acordo com La Russa, o governo italiano já enviou um representante para verificar o estado dos molhes de Porto Príncipe.

O titular da Defesa disse que conversou ao telefone com seu homólogo brasileiro, Nelson Jobim, que teria parecido "muito motivado" com a ação conjunta. O Brasil entraria na parceria com a cessão de sua base militar no Haiti.

O terremoto de 7 graus na escala Richter que se abateu sobre a nação caribenha foi o mais forte dos últimos 200 anos. A ONU informou que pelo menos 50 mil pessoas morreram. Entre as vítimas há 15 brasileiros -- 14 deles faziam parte da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah), que está a cargo do Brasil.