Sukhoi T-50 PAK FA

Por Miguel Junior

O projeto do PAK-FA ( Perspektivnyi Aviatsionnyi Kompleks Frontovoi Aviatsii, Futuro Complexo Industrial de Aviação ) já contava com o trabalho tecnológico da Sukhoi, o projeto T-50, conhecido como I-21-Istrebitel 21, do russo “caça do século 21”.

Tal Projeto era baseado nos estudos obtidos pelos sistemas aprimorados nos caças Sukhoi-35 e Sukhoi 47 Berkut.

Embora fosse esperado que, nesse esforço, todos os grandes fabricantes russos: Sukhoi, MiG, Yakovlev e Tupolev (ficando de fora somente a Antonov), participassem desse mega-esforço nacional para produção de tal caça, tal como o foi, até extrapolando as fronteiras dos EUA, quando da contrução do F-35 Lightining II.

Porém a Sukhoi foi a escolhida para fabricar o 1° caça de 5ª Geração da Rússia.

Assim como o Sukhoi-27 foi uma resposta ao F-15 Eagle, tendo-o superado *,
o PAK-FA é uma resposta tecnológica e, também, deverá superar o F-22 Raptor.

O ITAE - Instituto da Academia Russa de Ciências de Moscou, tem um histórico no desenvolvimento dessa tecnologia e desenvolveu materiais e técnicas que propiciam uma redução muito significativa no RCS (Radar Cross Section) de seus caças... O MiG-29 SMT que tem um RCS de 3,5m2 (sem armas) tem um RCS de 1,0m2 se tratado com o material RAM (Radar Absorbing Material) russo. O ITAE conseguiu também reduzir o RCS do Sukhoi-35 (6m2) para 0,6-m2. Porém, além dessa conhecida tecnologia, há a primazia, ainda não divulgada, da "“Active Stealth Technology” (Tecnologia de Furtividade Ativa) baseada no Plasma Iônico, utilizado no Programa Espacial da Rússia e aproveitado na propulsão da sonda norte-americana Deep Space 1. **

Tal Projeto do PAK FA tem novo desenho + nova fuselagem + novas turbinas Saturn Lyulka AL-41F + novos aviônicos + novo Sistema de Armas + novo Sistema de Orientação Satelital + novo radar AESA N050 BRLS AESA/PESA (desenvolvido a partir do fabuloso IRBIS-E).
Pela configuração do desenho ao lado, podemos visualizar a boa disposição dos armamentos: 2 mísseis de curto alcance (40km) Vympel K-MD-Izdeliye300, melhores que a melhor versão do excepcional R-73M, o
R-74M2. Mais 6 novos mísseis ar-ar R-77RVV-SD de médio alcance (130km) e 3 novíssimos e complexos mísseis Mach6 ar-ar e ar-terra (multifunção) de longuíssimo alcance (300~400km), com 4 módulos de detecção e trancamento nas bandas X e 4 módulos na banda Ka, além de 6 buscadores IRST, 3 de luzes visíveis, 3 emissores/gatilhos a laser e 4 gatilhos por ondas de radio.

O PAK FA deverá manter a tradição de surpresa na inventiva/criatividade históricas dos russos.


Se esse caça for a altura desse míssil, sua finalidade de superar o F-22 terá sido alcançada.

o 3° caça de 5ª Geração !

Em 29 de 2010, voou o PAK FA!

Ele é o somatório de todos Conhecimentos da "família Sukhoi".

Voa mais rápido, mais longe, tem teto de serviço e razão de subida superiores ao F-22 Raptor e F-35 Lighiting II, embora não haja uma versão VTOL.
Há diferenças entre os angulos de enflexamento no bordo de ataque e formatos das asas. Elas são em delta-duplo no T-50 e asas trapezoidais no F-22.
Desenvolvido a partir dos Demonstradores/Testadores, Sukhoi-47 Berkut (1997) e Mikoyan-Gurevich MiG-1.42 (2000), além do caça Geração 4ª+++ Sukhoi-35BM, (vide video) os três fornecedores de tecnologias como: motor, aerodinâmica, aviônica, sistemas de navegação/orientação, inclusive satelital, novíssimo radar misto AESA/PESA (Ativo/Passivo) Tikhomirov NIIP-N050(?)BRLS, desenvolvido a partir do soberbo Tikhomirov NIIP Irbis-E, do Sukhoi-35BM, com alcance de 400km, para um caça pequeno e o alcance de um caça "stealth" em 90km. O N050-BRLS pode trancar 32 alvos e engajar 8 simultâneamente, não importando se no ar, em terra ou no mar... Como nos Sukhois o novo Radar AESA (banda X) localizado no ferrão da cauda é bem diferente dos Sukhoi-30 e Sukhoi-35. Tem Sistema de Defesa totalmente computadorizado com circuitos monolíticos integrados com micro-ondas de 45-90 nanómetros = MMCI **. Some-se a ele os OLS-35-Sistemas Eletroóticos Infravermelho e Laser, que detectam um caça a 20 Km, um tanque a 30km, também adquire alvos aéreos sem uso de pós-combustão (afterburning) até 50km vindo de frente e até 90km pelo hemisfério trazeiro, tudo sem emissão magnética, portanto, impossível de ser detectado. Ambos Sistemas de Detecção/Trancamento são reconhecidos como superiores aos similares IRST ocidentais. Há, ainda, uma nova versão, OLS-50 *, bem superior a OLS-35, que está sendo preparada para o Sukhoi T-50 PAK FA.
Com caráter revolucionário, o Sukhoi T-50 tem capacidade furtiva ("stealth"), isto é, de difícil detecção por radar inimigo, tanto pela geometria, quanto pelo material RAM-
Radar Absorbing Material, de fibra de plástico-carbono, desenvolvidos pelo ITAE-Instituto da Academia Russa de Ciências de Moscou, como no F-35, porém o grande segredo será a revolucionária tecnologia "stealth" por Plasma Iônico.

Tem capacidade de super-cruzeiro, isto é, velocidade constante super-sônica, Mach1,80, sem uso do afterburner.
É o menor de toda "Família Sukhoi" e novas turbinas Lyulka-Saturn AL-41F1 (117S) de 152 kN=15,500 kgf=34,172 lbf, cada uma. Velocidade máxima de 2.600km/h e Supercruise de mais de 1.800km/h.
É capaz de quase o dobro de alcance do F-22 Raptor, isto é, 5.500km.

Como envelope de missões tem o somatório, único, das funções de interceptação do F-22 Raptor e multifunção-estratégica do F-35 Lightining II.
É capaz de operar em pistas curtas igual ou menor que 400 metros...
A introdução na Força Aérea russa do avião da quinta geração será acompanhada por criação de um Sistema Adicional Logístico, destinado ampliar as possibilidades de combate da Força Aérea russa, composto de: Sistemas de Abasteci- mento e Apoio Terrestre, Aéreo e Orbital e Defesa Rádio-Eletrônica.
Esperaremos um video do PAK FA T-50 realizando sua supermanobrabilidade
... uma vez que possúi TVC de 360°. O F-22 Raptor tem um TVC de 180°...
No T-50, o mais esperado é o seu novíssimo míssil-multifunção, com capacidade de longuíssimo alcance: 300~400km, em qualquer quadrante, altitude e condição metereológica...

O Radar AESA (banda X), localizado no ferrão da cauda, é bem diferente dos Tikhomirov NIIP N012 que equipam os Sukhoi-30 e Sukhoi-35.

Abaixo pode-se perceber os refinamentos aerodinâmicos e, nas partes de baixo do caça, inclusive os dois Compartimentos Internos de Lançamento de Mísseis.
Cique em cima da fotografia.


Fontes:
http://knol.google.com/k/fifth-generation-fighter-aircraft-fgfa-pak-fa-t-50#
http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_PAK_FA
http://en.rian.ru/mlitary_news/20100129/157717728.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Mikoyan_Project_1.44
http://en.wikipedia.org/wiki/Sukhoi_Su-47
http://en.wikipedia.org/wiki/Saturn_AL-41
http://www.ausairpower.net/APA-Flanker-Radars.html *
http://www.ausairpower.net/APA-NOTAM-030907-1.html
http://www.ausairpower.net/APA-NOTAM-300309-1.html
http://www.ausairpower.net/notams.html#TOP
http://en.wikipedia.org/wiki/F-22_Raptor
ASAS Revista de História e Cultura da Aviação N°45-Outubro / Novembro2008
(www.revistaasas.com.br/?ASA=show_newslag=1&LE=atual)
http://port.pravda.ru/russa/27-01-2009/25954-cacarusso-0
http://en.wikipedia.org/wiki/Monolithic_microwave_integrated_circuit
http://thietre-blogdothietre.blogspot.com/2010/02/pak-fa-e-seus-micro-processadores.html **
http://www.deagel.com/Navigation-and-Targeting-Systems/OLS-35_a001926001.aspx
http://www.defencetalk.com/forums/air-force-aviation/capabilities-modern-infra-red-search-track-systems-ols-pirate-eots-8595/