No mundo da aviação um nome que sempre provoca suspiros de saudades e admiração com lembranças é o do Pan Am. Pois ela está voltando, ao menos no que se refere ao transporte de cargas. Um grupo empresarial de texanos decidiu reviver a companhia com o lançamento da Pan American Airways, a PAA, na oferta de transporte de carga desde Brownsville, no Texas, ao México e outros destinos latinoamericanos.

Robert Hedrick, o presidente da companhia, vai comunicar a volta da Pan Am, em um evento programado para o aeroporto internacional Brownsville South Padre Island, quando anunciará 70 voos mensais, inicialmente para Monterrey e a Cidade do México.

A escolha da localidade texana de Brownsville é sintomática. Ali a primeira Pan Am (que deixou de voar em 1991), esteve presente durante 30 anos. O grupo que adquiriu instalações remanescentes vai utilizar a localidade como sua porta de ingresso para a América Latina, como foi feito pela companhia aérea. De 1929 até 1959 foi lá que a Pan teve suas oficinas gerais para a divisão ocidental.

A Pan American Airways remodelou as antigas oficinas e ali será sua sede. Inicialmente, utilizará aviões Boeing 727, e buscará imitar alguns conceitos logísticos de sua predecessora. Uma de suas metas é liderar o transporte de flores, segmento que tem dificuldades de rapidez no deslocamento pelo território americano. O mesmo deverá ocorrer para frutas, verduras e frutos marinhos. No futuro, a PAA pretende contemplar rotas também para a África.

E nos planos mais futuros ainda, dizem os seus principais executivos, a Pan American pretende incluir o transporte de passageiros.