O Irã iniciou nesta terça-feira o que diz ser o maior exercício de defesa antiaérea de sua história. Segundo a emissora local Press TV, as manobras vão durar cinco dias, se concentram perto de instalações nucleares e incluem o uso de mísseis de longo alcance.

- As manobras militares de larga escala vão melhorar a prontidão para confrontar possíveis ameaças ao espaço aéreo do Irã e a centros nucleares, muito populosos ou vitais - disse o brigadeiro Ahmad Mighani, chefe da unidade responsável por reagir a ameaças aéreas.

IRIAF F-14A Tomcat interceptors

Os exercícios militares começam dois dias depois de um comandante da Guarda Revolucionária (divisão de elite das Forças Armadas) ter dito que tropas terrestres fizeram simulações de combate perto de instalações nucleares do país.

O Irã torna públicos com frequência os progressos em sua capacidade militar, como forma de mostrar que está preparado para reagir a uma eventual agressão. Neste mês, anunciou ter desenvolvido uma versão autóctone do míssil russo S-300 e que em breve iria testá-lo.

A Rússia apoiou, em junho, a mais recente rodada de sanções da ONU contra o programa nuclear iraniano, e depois disso se recusou a entregar ao Irã uma encomenda de S-300, cedendo ao persistente lobby de Israel e dos EUA.


IRIAF F-4E strike fighters

S-200 surface-to-air missile

S-200 SAM launch

MIM-23 HAWK (Shahin) battery

Oerlikon 35 mm twin cannon emplacement

Oerlikon 35 mm twin cannon Skyguard (Samavat)

Skyguard fire control radar

High Power Illuminator Radar (HPIR)
of a Mersad air defense system

Misagh MANPADS (QW Vanguard series)

Analistas não descartam que EUA e Israel, que acusam o Irã de tentar desenvolver armas nucleares, optem por bombardear o país para conter o seu programa atômico. Nesta terça-feira, no entanto, o secretário de Defesa americano, Robert Gates, se declarou contrário à opção militar contra a República Islâmica.

Teerã garante que suas atividades nucleares se destinam exclusivamente a fins pacíficos.

Fonte: O Globo

Videos: