A presidente Dilma Rousseff decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate da Força Aérea e vai reavaliar todas as ofertas finalistas para buscar novas garantias e acertar questões sensíveis como transferência de tecnologia, disseram fontes com conhecimento da decisão à Reuters.

A decisão marca uma reviravolta no processo, uma vez que o antecessor de Dilma, Luiz Inácio Lula da Sailva, repetidamente expressou preferência pela oferta da francesa Dassault e seus jatos Rafale. Mas Lula deixou o governo sem tomar uma decisão, deixando-a a cargo de Dilma.

A presidente decidiu reiniciar o processo de avaliação das aeronaves e a esta altura não tem preferência por qualquer fornecedor, disse uma fonte do governo.

Os outros finalistas da licitação, avaliada em pelo menos 4 bilhões de dólares, são o caça Gripen NG, da sueca Saab; e o F18 Super Hornet, da norte-americana Boeing.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiyJ3x6hWEWNX-SVVDWrI2tzZ_95LTTVw8Oil-BzLN0jOFpzS-jQY84Kdmr-T8VW3ElbsyHh2AeLADuhb7FKJbuK1DVA-81bQNMYrL3cxTatZ7nmutoptRF-0ZhQ1GNyuT51H6dQTKGaLoY/s1600/fx-2.jpg

Na semana passada, Dilma pediu pessoalmente a senadores norte-americanos por garantias adicionais do Congresso dos Estados Unidos para transferência de tecnologia na proposta da Boeing, disseram fontes com conhecimento das conversas.

Fonte: Terra

Nota do Hangar - Pesoalmente acho que vai dar Rafale e a Dilma so está 'enfeitando a decisão' para aguardar o resultado da licitação dos Super Tucanos para os EUA