Segundo a Agencia de Notícias Bloomberg, o Ministério da Defesa da China acaba de firmar um contrato milionário para a compra de 123 turbinas Saturn/Lyulka AL-31FN.

O Saturn AL-31 é uma família de turbinas militares desenvolvida pela Lyulka, agora NPO Saturn, da Rússia (antiga União Soviética), originalmente para os caças Sukhoi Su-27.

A turbina original foi copiada pelos Chineses (turbina WS-10) que desejavam utiliza-la no seu caças J-11 (cópia do Su-27) e no Chengdu J-10.

O Contrato tem a cifra de 500 milhões de dolares e as turbinas devem ter sua entrega iniciada anida este ano com 13 exemplares. As entregas devem ser completadas até o ano de 2013.

Os primeiros J-10 foram impulsionados exatamente pelo motor Saturn/Lyulka AL-31FN esperava-se que os próximos exemplares a serem construídos do J-10 fossem impulsionados pelo motor chinês WS-10A “TaiHang”. Entretanto a China estava com problemas de confiabilidade e qualidade da câmara de combustão.

A compra do motor russo pode sujerir que os Chineses não conseguiram melhorar o processo fabril e assim não pretendem impor mais atrasos ao programa do J-10 dando segmento ao programa do caça "nativo". Estima-se que o número total de J-10 pode chegar a 300 exemplares. E portanto a primeira parte do programa será implantada com motores estrangeiro (russo).


By Vinna