Estreito é a via marítima mais importante do produto. Segundo a 'Der Spiegel', seu objetivo é forçar potências ocidentais a remover sanções impostas a Teerã.

O chefe da Guarda Revolucionária do Irã criou um plano para causar um desastre ambiental no Estreito de Ormuz, que bloquearia as exportações de petróleo pelo local, com o objetivo de forçar as potências ocidentais a removerem as sanções econômicas impostas a Teerã, afirmou a revista semanal alemã Der Spiegel, sem citar suas fontes. Não houve ainda nenhuma confirmação independente da informação.

A revista relatou que o plano de Mohammad Ali Jafari previa que os iranianos iriam lançar um navio petroleiro contra rochas no estreito, a via marítima mais importante do mundo para transporte de petróleo. "O objetivo é bloquear o transporte temporariamente por meio da contaminação, para 'punir' estados árabes adjacentes que são hostis ao Irã e para forçar o Ocidente a participar da limpeza em grande escala. Possivelmente, deste modo, também suspenderiam as sanções contra Teerã", diz a reportagem da Spiegel.

"A descontaminação só seria possível com ajuda técnica das autoridades iranianas, e para isso o embargo teria de ser suspenso pelo menos temporariamente", afirma. "Empresas iranianas, algumas delas pertencentes a autoridades da Guarda Revolucionária, poderiam até lucrar com as operações de resgate." A revista não forneceu fontes para a notícia, mas disse que serviços de inteligência do Ocidente estavam estudando o plano, que, segundo a Spiegel, agora precisaria apenas da aprovação do supremo líder do Irã, aiatolá Ali Khamenei, para ser colocado em prática.

A economia do Irã está afundando em consequência das sanções ocidentais voltadas a forçar o país a suspender seu programa nuclear e acabar com as preocupações do Ocidente de que estaria tentando desenvolver bombas atômicas, uma acusação que o Irã nega. Cerca de 40% do transporte mundial de exportações de petróleo saem do Golfo via Estreito de Ormuz.

Fonte: Veja