Um grupo de mergulhadores civis encontrou um Messerschmitt Me 109 no lago Yssel, na Holanda. As forças armadas montaram rapidamente uma operação de retirada da munição e armamento. Não há restos humanos.

Uma equipe civil de mergulho, que visava encontrar um bimotor Lockheed Hudson da RAF, perdido durante a Segunda Guerra Mundial, encontrou ao invés um avião de caça alemão.

Os mergulhadores identificaram os destroços como os de um Messerschmitt Me 109 pelas inscrições em um tanque de combustível.

Dado que diversas pessoas estavam cientes da posição do avião, o Ministério da Defesa holandês agiu rápido. Armas e munição ainda poderiam estar a bordo, e representavam um perigo muito real.

Uma missão composta pelo Grupo de Mergulho da Marinha, Serviço de Resgate da Força Aérea e Departamento de Explosivos do Exército, foi posta em execução. A Marinha pôs a disposição seu navio de mergulho Argus.

A asa do Messerschmitt, com o trem de pouso recolhido.
Um dos instrumentos retirados do Me 109.
Encontramos uma grande quantidade de armas e munição”, disse o Major Arie Kappert, da Força Aérea. Partes dos destroços foram trazidas para a superfície. Agora, o esforço se concentra em identificar o serial da aeronave para descobrir quem foi seu piloto.

Fonte: Duiken, 6 de outubro de 2012 - Via Sala de Guerra