GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, outubro 04, 2012

Síria pede desculpas por incidente na fronteira turca

By on 4.10.12
O governo da Síria admitiu para as autoridades da Turquia que vários obuses disparados por suas forças caíram em território turco e pediu desculpas pelo ocorrido, informou o vice-primeiro-ministro turco, Besir Atalay.
"A parte síria admitiu o que fez e pediu desculpas , afirmou o dirigente.
Atalay acrescentou que o governo sírio assegurou às autoridades turcas que "um incidente deste tipo não se repetirá".

Mais cedo, o parlamento da Turquia adotou uma moção do governo autorizando as Forças Armadas a conduzir, se necessário, operações na Síria depois de um grave incidente de fronteira que custou a vida de cinco civis turcos, informou a imprensa local. No entanto, Atalay insistiu que a aprovação pelo parlamento "não é uma moção para a guerra".

"Mas está em nossas mãos usar este mandato quando for necessário para proteger os interesses da Turquia, de acordo com o desenvolvimento potencial desta situação no futuro", afirmou o vice-primeiro-ministro turco.
Esta autorização parlamentar permite ao governo, durante um ano, ordenar operações armadas na Síria.

O texto votado pelos legisladores assinala que a situação na fronteira constitui "uma ameaça para nossa segurança nacional".
A Constituição da Turquia estabelece que qualquer operação militar no exterior deve ser autorizada especificamente pelo parlamento.

Fonte: AFP/Google

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts