O conflito no Mali supõe um risco para as economias da região, alertou o Fundo Monetário Internacional (FMI) nesta sexta-feira (18), em Washington.

"Sem dúvida, é uma fonte de vulnerabilidade para as economias vizinhas", disse Masood Ahmed, diretor para Assuntos do Oriente Médio e da Ásia Central do FMI, durante entrevista coletiva.

Segundo Ahmed, os países da região são os que correm mais riscos de ser afetados pelo conflito entre as forças malinenses e francesas e os insurgentes islamitas.

Em relação à Argélia, cenário de uma sangrenta tomada de reféns no sul do país, o impacto "a longo prazo" ainda é incerto, avaliou Ahmed.

"É um incidente trágico em termos de perdas de vidas (...) Mas no longo prazo, no que diz respeito ao impacto sobre os investidores e sobre a produção, tudo ainda está por ver", disse Ahmed, lembrando que a Argélia contava com uma "economia sólida".
O exército argelino atacou na quinta-feira o campo explorador de gás em In Amenas para tentar tirar um grupo armado ligado à rede terrorista da Al-Qaeda que mantinha sequestrados vários reféns estrangeiros no local e exigia o fim da intervenção francesa no Mali.

Fonte: G1