O Exército da Colômbia recebeu cinco novos helicópteros multimissão Sikorsky S-70i Black Hawk. O custo da aquisição é de US$ 87 milhões. Os cinco helicópteros partiram de Stratford, Connecticut, no dia 9 de janeiro, e chegaram depois de 11 dias na Base Militar de Tolemaida, na Colômbia, no dia 20 de janeiro.

De acordo com a publicação Jane’s, com o fornecimento, as forças armadas na Colômbia possuem agora 99 helicópteros da série Black Hawk, incluindo os modelos AH-60L Arpia II/III, UH-60A, e S-70A-41/UH-60L. Assim, a Colômbia torna-se a quarta maior operadora de helicópteros da família Black Hawk depois dos EUA, da Turquia e da Coreia do Sul.

Além de fornecer os helicópteros, a empresa americana Sikorsky construiu na Colômbia um moderno centro de treinamento para os pilotos. Além disso, o país tem um centro de serviços, onde os helicópteros UH-60 da série Black Hawk podem passar por uma manutenção planejada e não planejada.
Os helicópteros S-70i Black Hawk são montados na fábrica polonesa da PZL Mielec para compradores fora dos EUA. Eles são projetados para dois tripulantes e podem acomodar até 17 passageiros ou 11 soldados com todos equipamentos. O helicóptero é capaz de atingir velocidades de até 361 quilômetros por hora e cobrir distâncias de até 463 km.

Fonte: CAVOK