Dois aviões de caça Dassault-Breguet Dornier Alpha (NAF 452 e NAF 455) e dois F-7N Airguard descolaram sexta-feira de Abuja, a capital nigeriana, para participar no primeiro contingente da Força Aérea Nigeriana no Mali.

Estes foram desdobrados durante uma breve cerimónia na presença de oficiais superiores do Quartel-General da Força Aérea Nigeriana em Abuja. Os aviões de caça Alpha, aparelhos de primeira linha durante a missão de manutenção da paz e de aplicação da lei na Libéria e na Serra Leoa, ficarão baseados em Niamey, no Níger.
Um outro desdobramento da Força Aérea Nigeriana será efetuado sábado com a chegada de helicópteros Mi-35.
Por enquanto, um avião C-130 da Força Aérea continua a transportar para o Mali os soldados nigerianos e os seus materiais.
O contingente aéreo é comandado pelo general Tayo Oguntoyibo, que dirige a operação aérea no Mali.

As primeiras unidades de soldados nigerianos devem chegar hoje ao Mali para se unirem às tropas francesas e malinesas que combatem militantes islâmicos.
Cerca de 200 soldados estão sendo transportados de bases no norte da Nigéria ao Mali, e outras dezenas devem ser enviados nos próximos dias.
A Nigéria prometeu enviar 900 soldados e caças para se juntar aos esforços militares da França e do Mali.Outros países vizinhos do oeste africano anunciaram o envio de até 3 mil soldados para ajudar na campanha contra os rebeldes.
 
By Vinna com informações da BBC e Africa 21