GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quarta-feira, fevereiro 06, 2013

Senkaku: China aponta sistema de armas de fragata contra navio japonês

By on 6.2.13
http://4.bp.blogspot.com/-UkLDvZT93Is/UFKCdejG7oI/AAAAAAAAGIc/e74GOU-sHIc/s1600/Navios+chineses+entram+em+%C3%A1guas+japonesas.jpg
O Japão acusou a China de apontar o sistema de armas de uma fragata da Marinha chinesa em direção a um navio japonês, em mais um capítulo da disputa territorial entre os dois países.
O ministro da Defesa do Japão, Itsunori Onodera, disse nesta terça-feira que o incidente - em que o radar da fragata chinesa, geralmente usado para mirar armamento inimigo, ficou apontado para uma embarcação japonesa - aconteceu em 30 de janeiro, perto das ilhas reivindicadas pelos dois países no Mar do Leste da China.
Onodera disse que o incidente (ainda que não tenha resultado em nenhum disparo de tiros) levou Tóquio a fazer um protesto formal perante Pequim.
A disputa bilateral envolve as ilhas chamadas Senkaku (para os japoneses) ou Diaoyu (para os chineses) e se intensificou nos últimos meses.

Fonte: BBC

Uma fragata chinesa, que patrulhava as águas perto das ilhas de Diaoyu (Senkaku), alvejou um contratorpedeiro japonês que se encontrava na mesma área com missão análoga. O incidente, que se tornou notícia agora, aconteceu em 30 de janeiro.

O navio chinês apontou para o japonês o radar destinado a avaliar as dimensões do alvo e a distância para ele. Habitualmente, esta operação precede a abertura do fogo. Os marinheiros japoneses contiveram-se e não tomaram medidas de resposta.
Os peritos afirmam que o apontamento do radar de pontaria a um navio de guerra estrangeiro é um fenômeno muito raro e extremamente perigoso, capaz de provocar um ataque inadiável.

0 comentários:

Frases

Popular Posts

Postagens mais visitadas

Popular Posts