Um grupo de cientistas afirmou que está próximo de criar um combustível a base de fusão nuclear. Isso permitiria impulsionar foguetes que levariam e trariam os seres humanos para Marte em 30 dias.
Os cientistas são da Universidade de Washington. Eles afirmam que os investimentos em foguetes de fusão nuclear permitirão que a humanidade conheça o planeta vermelho, algo que parece praticamente impossível com a tecnologia atual.
O novo tipo de combustível reduziria a longa viagem a Marte drasticamente. Uma viagem de ida e volta tripulada até o planeta Marte duraria hoje aproximadamente 500 dias. Já o foguete alimentado por fusão faria uma expedição de ida e volta entre 30 e 90 dias.
Os riscos de saúde que um longo período no espaço pode acarretar também seriam cortados, assim como os custos. Apenas para lançar o combustível necessário para a jornada seria preciso um investimento de 12 bilhões de dólares atualmente.
Uma fusão nuclear acontece quando o núcleo de dois ou mais átomos combinam e geram uma liberação de energia. A fusão nuclear para gerar o combustível pode acontecer com a compressão de um tipo de plasma de alta pressão com um campo magnético. Um grão de areia desse material teria a mesma quantidade de energia do que todo o combustível de um foguete usado atualmente.
Um campo magnético poderia ser usado para formar grandes anéis de metal (provavelmente feitos de lítio) e recolher o material do plasma, comprimindo-o a um estado de fusão. A energia liberada aqueceria e ionizaria o reservatório de metal formado pelos anéis. O metal seria disparado para fora do bocal do foguete em alta velocidade. A repetição do processo a cada minuto impulsionaria a nave espacial.
Fonte: Info