O helicóptero MBB Bo 105M, prefixo PNB-8302, da Polícia Nacional Bolivariana da Venezuela caiu na manhã desta quinta-feira (23) em uma estrada de El Junquito, no subúrbio de Caracas.

O acidente ocorreu durante a perseguição a dois suspeitos de sequestro e causou a morte de cinco tripulantes: o piloto, o copiloto, um técnico e dois soldados do grupo tático da Polícia (sendo uma mulher). 

O helicóptero prestava apoio a forças em terra na perseguição de dois sequestradores quando 'por causa da situação atmosférica, lamentavelmente caiu', disse Luis Karabin, diretor de segurança, ao canal estatal VTV. 

O canal Globovisión transmitiu imagens ao vivo do local do acidente, onde é possível ver nuvens pesadas de fumaça em meio a arbustos e equipes de emergência.

Segundo Karabin, o objetivo da operação era resgatar os engenheiros sequestrados e, depois de um tiroteio em terra, um dos suspeitos foi morto.

O helicóptero fazia a vigilância como parte da operação militar Pátria Segura, lançada pelo presidente Nicolás Maduro para combater o sequestro, crime que assola o país.

Apesar de não haver dados oficiais, a ONG Observatório Venezuelano de Violência estima que a cada ano ocorra mais de mil sequestros, que podem durar vários dias. Isso porque a modalidade 'express', que geralmente se resolve rapidamente com pagamento de resgate, normalmente não é denunciada.
Fontes: Site Desastres Aéreos / AFP via G1 / ASN / Peru.com - Imagens: Reprodução - Aviation News