O Scalable Agile Beam Radar (SABR) da Northrop Grumman Corporation projetado para o avião de caça F-16 demonstrou recentemente a sua autonomia e precisão em todos ambientes visando melhorar as capacidades de missão da aeronave.
O recurso, conhecido como Auto Target Cueing (ATC), usa imagens do radar de abertura sintética de alta definição (SAR) para localizar e priorizar alvos de interesse e exibi-los para o piloto. A arquitetura do radar de varredura eletrônica ativa (AESA) permite realizar esta função durante a execução de outras tarefas ao mesmo tempo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjnfnRzj9yTAAVjt3vlb2I6XCchIStrRiSnwg5k2rmyffRu_C_mc90UxMY-LXvJg6hlnELibzLkNMkJ7uUFqRMZxNI-oaO_DVIE5fqByb6ibtTmeM78UbZd_nHNu9hIYWY51Z4KW1sIMrGd/s400/radar+APG-80+Agile+Beam+Radar.jpg“Com o SABR, nós construímos com nosso investimento no radar do F-35 para oferecer a capacidade de um radar de quinta geração de caça, como o ATC, para o F-16″, disse Joseph Ensor, vice-presidente e gerente geral da divisão de sistemas de inteligência, vigilância, reconhecimento e designação da Northrop Grumman. “Características como o ATC??, junto com os recursos do SABR que temos colocado no SABR, vai permitir uma maior eficácia da missão, reduzindo a carga de trabalho do piloto e proporcionando o melhor nível de consciência situacional que os pilotos de F-16 já tiveram.”
O SABR é um radar AESA de preço acessível e multifunção projetado especificamente para a modernização do F-16. O SABR proporciona maior detecção e rastreamento e mapas SAR de alta resolução para a precisão de aquisição de alvos em todos ambientes e nas operações de modos intercalados para uma maior consciência situacional e maior confiabilidade.

Fonte: CAVOK