https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3YjUM3_NFD3JPbP9f-dRPs6tAOigvKNtd5oP-xV8Pbczr0HwPVv9Na4ppIKNOcXbJ7bX7j6GnNsAnftj9G5qs9EV4CZTsurePlq0XneVpXKM1fSPlwsJBT2ZwD36z5tmhtbrtdxaWUDI_/s400/Alian%C3%A7a+do+Pac%C3%ADfico.pngSuspenso do Mercosul e da Unasul (União das Nações Sul-Americanas) desde o golpe contra o presidente Fernando Lugo, em junho de 2012, o Paraguai busca diversificar seus parceiros na América Latina. Com esse objetivo, o país pediu para ingressar na Aliança do Pacífico, bloco formado por Chile, Colômbia, México e Peru.
De acordo com o jornal ABC Color, a solicitação foi bem recebida pelos quatro membros e está sendo analisada. A resposta deve sair na próxima semana, quando o grupo se reunirá em Cali.

O embaixador mexicano em Assunção, Fernando Estrada, afirmou que o setor empresarial do Paraguai tem sinalizado muito interesse em se incorporar à Aliança.

A tendência é que o país seja incorporado primeiramente como observador, para depois ser elevado a membro pleno do bloco. Em relação ao Mercosul e à Unasul, o Paraguai deve ter sua suspensão derrubada após a posse do presidente eleito, Horacio Cartes, em agosto. 

Além do Paraguai, Costa Rica e Panamá já pediram para serem incorporados ao bloco. São observadores Canadá, Guatemala, Uruguai, Espanha, Austrália, Nova Zelândia e Japão. 

Fonte: Opera Mundi