Altos funcionários noruegueses confirmaram a intenção do país de adquirir nos próximos anos pelo menos 52 caças norte-americanos de quinta geração F-35, de acordo com a Reuters.

O ministro da Defesa da Noruega, Ine Eriksen Soereide, informou que Oslo teme uma "demonstração aberta de força" da Rússia na região do Báltico.

Soereide disse que a Noruega está acompanhando de perto as ações da Rússia na região (Báltico) e teme que essas ações possam inadvertidamente provocar um conflito.

Anteriormente, o site Local informou que a Noruega vai comprar 52 caças de quinta geração F-35, no valor total de 10 bilhões de dólares. Esta transação será a maior na história do país. A Noruega planeja receber os caças em 2017. De acordo com especialistas, os novos aviões norte-americanos são inferiores aos MiG-29 e Su-27 no que diz respeito às características técnicas.

O caça de quinta geração F-35 foi projetado pelo fabricante Lockheed Martin. Alguns especialistas revelaram várias falhas do F-35, o que levou alguns a dizer que o avião deve antes ser considerado de geração 4+.

A Rússia nunca teve conflitos com a Noruega e, por isso, as preocupações deste país parecem descabidas e impostas pela OTAN e os EUA.

O chefe do Departamento de Estudos Políticos Europeus do Instituto de Economia Mundial e Relações Internacionais da Academia Russa de Ciências, Konstantin Voronov, comentou a situação:

"Devo dizer que mesmo 20 anos atrás, a Noruega estava pensando que era necessário substituir os aviões antigos F-16 por novos. A Noruega tem suas próprias Forças Armadas, elas são bastante limitadas no que se refere ao número de efetivos e missões. O negócio "poderá durar" mais 15 anos até a Noruega substituir seus caças F-16 por F-35. Estas são as estimativas dos próprios noruegueses".

Do Sputnik News