Mathias Rust (Wedel, 1968) é um aviador alemão que, voando de Hamburgo, atravessou a defesa aérea soviética, conseguindo aterrar na Praça Vermelha, perto do Kremlin, em Moscovo, usando um Cessna 172B em 28 de Maio de 1987, com dezenove anos de idade.

O seu julgamento, em Moscovo, teve início a 2 de Setembro de 1987. Depois de uma setença de prisão de 432 dias na União Soviética, voltou para a Alemanha a 3 de Agosto de 1988.

Fonte: JB

Jornal do Brasil: Sábado, 30 de maio de 1987
Cerca de 300 pessoas estavam na Praça Vermelha, quando surgiu um pequeno avião mono motor, branco com uma faixa azul e a bandeira da Alemanha Ocidental pintada na cauda, e que, após dar três rasantes sobre o mausoléu de Lênin, aterrisou a 50 metros das muralhas do Kremlin, em pleno coração soviético.

Desceu do avião um jovem alemão, de óculos, alto e magro, botas de alpinistas e blusão vermelho de aviador, acompanhado de uma mocinha. Foram logo cercados por moscovitas e turistas que lhes pergutaram de onde vinha. O rapaz respondeu com a maior naturalidade: "Helsinque".

O jovem alemão, identificado como Mathias Rust, 19 anos, morador de Hamburgo, brincou com as crianças e distribui autógrafos, até que os policiais de serviço no local, recuperando-se da surpresa, lembraram de detê-lo.

O mundo todo se perguntou como um aviãozinho de turismo pôde penetrar numa capital protegida por um cinturão de mísseis antiaéreos, poderosas estações de radares civis e militares e instrumentos capazes de detectar qualquer objeto voando pouco acima do solo num raio de 30 km.

Segundo fontes da OTAN, o fato parece indicar que nenhum avião-radar soviético operava perto de Moscou na ocasião.
Jornal do Brasil: Sábado, 30 de maio de 1987



Avião derruba ministro da defesa

vôo de Mathias Rust pelo espaço da União Soviética, que começou em Helsinque na Finlândia e terminou com um pouso em plena Praça Vermelha em Moscou, levou a demissão do ministro da Defesa soviético, o marechal Sergei Sokolov, por negligência.

O marechal foi acusado de grave abandono do comando de suas forças.
A façanha do jovem alemão mostrou como pode ser frágil o sistema de defesa soviético.
Por cúmulo da ironia, comemorava-se o Dia da Guarda Soviética das Fronteiras.

Mathias Rust em video: