Aeronave Cesna 310 de 5 lugares similar a desaparecida

Fonte: Portal Verdes Mares

Informações dão conta que um avião bimotor da empresa Aero Star, que transportava quatro empresários ingleses, está desaparecido desde a tarde desta sexta-feira (2), na Bahia. A empresa comunicou que disponibilizou aviões e helicópteros para tentar encontrados os desaparecidos.

De acordo com as informações da empresa, o pilto e o co-piloto são brasileiros. O avião saiu de Salvador com destino à Ilhéus. O último contato feito com a torre de controle foi às 17h50min da sexta.

O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) já começou as investigações no local. As buscas estão sendo feitas em uma extansão de 40 km de costa marítima. Participam uma equipe de salvamento aéreo da Aeronáutica, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

Equipes buscam bimotor com britânicos que desapareceu na Bahia

Continuam as buscas pelo avião modelo Cessna 310Q matrícula PT-JGX da empresa Aero Star que desapareceu no trajeto entre os aeroportos de Salvador e de Ilhéus, na Bahia, no final da tarde de ontem (2). Estavam a bordo o piloto Clóvis Revault, 61, o co-piloto Leandro Veloso, 34, e quatro empresários britânicos do ramo hoteleiro e de turismo.

O Consulado Geral Britânico em São Paulo foi comunicado pela Aero Star do acidente e informou, por volta das 15h30, que os familiares já estão cientes do desaparecimento deles. Os empresários foram identificados pela empresa aérea como Ricky Every, Sean Woodhall, Alan Trevor Kampson e Michael Hogess.

Sean Woodhall é um dos sócios da WWD (Worldwide Destinations). O site da empresa aponta que o projeto de construção de um eco resort na Bahia, em Ilhéus e Itacaré, estava em andamento.

Editoria de Arte/Folha Online

Os trabalhos estão concentrados na região do povoado de Ponta da Tulha, no km 17 da rodovia Ilhéus-Itacaré, de onde partiu uma denúncia sobre o paradeiro do bimotor.

Participam das buscas homens da FAB (Força Aérea Brasileira) que sobrevoam a área em um avião de patrulha; homens do Corpo de Bombeiros de Ilhéus que estão a bordo de um helicóptero da PM (Polícia Militar); homens da PM de Itacaré, por terra; e funcionários da própria Aero Star, a bordo de um avião e três helicópteros alugados.

O avião havia decolado às 17h (horário local) do aeroporto de Salvador e chegaria às 17h50 ao aeroporto de Ilhéus. De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), o bimotor tinha autonomia de cinco horas de vôo --o que corresponde às 22h, aproximadamente.

Último contato

De acordo com a Infraero (estatal que administra os aeroportos do país), o último contato do avião com o controle aéreo de Ilhéus ocorreu às 17h50 de ontem. Naquele momento, Revault e Veloso informavam que estavam substituindo o modo de operação por instrumentos pelo modo de operação visual para se prepararem para o pouso, segundo a Aero Star.

Equipes do Seripa-2 (Serviço Regional de Investigação de Acidentes Aeronáuticos), da FAB, cuja sede fica em Recife, já estão na Bahia, para investigar o caso. Dados do RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro) na internet apontam que o bimotor estava em situação regular.

Mau tempo

O empresário Cláudio Soares, da Henrimar Táxi Aéreo, diz que, originalmente, os britânicos viajariam de Salvador para Ilhéus pela empresa dele, de helicóptero, mas que o vôo teve de ser cancelado por causa do mau tempo.

Conforme Soares, os britânicos acabaram indo de avião porque o tempo nublado e chuvoso não era propício para o vôo em helicóptero. Soares ressalta que, para ele, o bimotor em que os empresários voavam era adequado para encarar o tempo ruim. "O pessoal estava super tranqüilo, descontraído. Eles queriam ir de qualquer jeito."

Leia mais