Fonte: Jornal "O Dia"

Foto EFE

BOGOTÁ - O Exército da Colômbia apreendeu um arsenal impressionante no município de Cali: mais de 600 fuzis e 1,2 mil carregadores. Segundo autoridades, parte das armas pertencia ao grupo armado Los Rastrojos, ligado a traficantes do Cartel do Norte do Vale, o mais poderoso do país. Entre os integrantes mais famosos do bando está Juan Carlos Ramírez Abadía, preso no Brasil ano passado.

Os cerca de 600 fuzis, encontrados segunda-feira, são de fabricação chinesa. Os carregadores são para as armas, de calibre 7,62. O material estava num cômodo com acesso através de um piso falso numa residência. O taxista Jorge Iván Baena, que vivia no local com a mulher e dois filhos, foi detido durante a operação.

As armas estavam dentro de sacolas. Integrantes do Exército sugeriram que o material pertencia a bandidos ligados ao traficante Wílber Varela, conhecido como Jabón, do Cartel do Norte do Vale, morto em janeiro.

Foto EFE

o sábado, o governo colombiano já havia anunciado outra grande apreensão de armas, algumas com o emblema das Forças Armadas da Venezuela. O material, segundo a Colômbia, foi encontrado em uma cidade na fronteira com o país de Hugo Chávez.

Segundo o diretor de Operações do Exército, general Orlando Páez, no sábado foram apreendidos 293 fuzis de assalto AK-47, duas metralhadoras e mais de 64 mil projéteis, em esconderijos subterrâneos no município de Puerto Santander. Segundo ele, as armas pertenciam ao traficante de drogas Daniel Rendón Herrera, conhecido como Don Mario, que está foragido.